sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Olimpíada é nossa


O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. A vitória brasileira é a vitória de todo o continente. Pela primeira vez na história dos jogos olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu uma cidade da América do Sul para abrigar o maior evento esportivo do mundo.

O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo presidente do COI, Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de estado, além do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, respectivamente, defenderam a candidatura brasileira. “Depois que a gente passa por muita coisa, pensa que não vai mais ficar emocionado. Mas hoje foi um dia sagrado para mim. Se eu morresse agora, já teria valido a pena viver”, afirmou o presidente, que se empenhou pessoalmente para que o país alcançasse o êxito.

Na reta final da disputa, o Rio concorreu com Madri (Espanha). Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas. “Estamos entre as demais maiores economias do mundo”, afirmou o presidente.

A escolha do Rio é também o reconhecimento do inquestionável momento do país, em que prevalece a estabilidade democrática, política e econômica.

Desenvolvimento - A realização dos Jogos representa um legado de desenvolvimento para a cidade e para o Brasil, com a transformação social, esportiva e econômica no Rio e a consequente geração de impactos positivos em todo o país.

As obras de infraestrutura essenciais ao sucesso do evento já constam de planos de ação para o Rio e o Brasil. Estudos indicam que os jogos vão impactar R$ 90 bilhões na economia brasileira. Os investimentos podem criar, a partir deste ano até 2016, mais de 120 mil empregos diretos e indiretos ao ano e cerca de 130 mil, entre 2017 e 2027, ao ano. E 97% da aplicação dos recursos para os jogos vão retornar aos cofres públicos por meio da arrecadação de impostos.
Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nº 903 - Brasília, 2 de Outubro de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JET-JOGOS ESCOLARES DE TAGUATINGA


Está em andamento a etapa regional dos Jogos Escolares de Taguatinga em Brasília, evento que reúne escolas públicas e particulares da cidade satélite dfe Taguatinga.

Com varias modalidades (ex:futesal, atletismo, voileibol, handebol, basquetebol, xadrez e judô), as atividades são direcionadas para alunos detodas as idades.

Os Jogos tiveram início no mês de agosto.

Um dos objetivo é estimular a prática desportiva nos estabelecimentos de ensino. Além disso, o projeto também incentiva a integração entre os alunos.

A escola adventista de taguatinga-CEAT está participando em duas modalidades: futsal e handebol.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

STRESS E EXERCÍCIO


A ansiedade é vivida como uma antecipação de um período imaginário. Começa pela apreenção e nervosismo e à medida que o estressado se sente inseguro, passa a ter uma atitude de "verificação", ruminações, ritualizações, medo persistente e irracional, tensão motora e hiperatividade neurovegetativa.
Sendo um fenômeno emocional, envolve complexas estruturas cerebrais, implicando na manifestação de mecanismos bioquímicos envolvidos no processo do stress.
STRESS E EXERCÍCIO
A ação do exercício permite, em nível do sistema nervoso central, a liberação de endorfinas, que desempenham três ações importantes:
1. Anestésica;
2. Antidepressiva;
3. Ansiolítica.
O exercício permite também:
• Controle de Peso;
STRESS E VIDA SAUDÁVEL
A tensão motora manifesta-se por tiques, agitação e tremores. A tensão muscular manifesta-se por dores, câimbras e fadiga fácil. A hiperatividade neurovegetativa apresenta os seguintes sintomas: respiração curta e superficial, sufocação, palpitações cardíacas ou taquicardia, mãos frias e suadas, boca seca, vertigens, náuseas, diarréia, muitos gases expandindo a cavidade abdominal, rubores, calafrios, micções freqüentes, dificuldades de engolir, mudanças do tom de voz, etc.
A ansiedade é o sintoma predominante de um grupo de Melhoria geral de todos os sistemas, principalmente o cardiovascular, respiratório, músculo-esquelético e eliminação das toxinas e das excretas vésico-urinária e intestinal;
Redução do stress percebido em nível emocional; desordens que incluem as fobias (medo excessivo de um tipo particular de objetos, situações ou animais), desordens de pânico, desordens obsessivo-compulsivas e desordens de ansiedade generalizada.
O estressado ansioso apresenta intranqüilidade, sustos freqüentes aos ruídos comuns, tendência de "dar um branco" quando falando em público, com superiores ou em provas. Distúrbios do sono freqüente, medo de doença incurável (câncer, aids) e medo de estar ficando louco.
• Sensação de bem-estar e segurança;
• Aumento da auto-estima e controle emocional;
• Atitude mais favorável para com hábitos saudáveis (abandono do fumo, álcool, café e outras substâncias intoxicantes.

Diminua o Stress, Exercite-se!
Feliz Sábado!

Pr. Eduardo Reis Vianna

domingo, 16 de agosto de 2009

Cálculo do Índice de Massa Corporal


Através do índice de massa corporal(IMC), pode-se estimar a adiposidade e conseqüentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal(obesa). A vantagem do uso do IMC é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não levar em conta o porte da pessoa entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros. O IMC também não pode distingüir as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo.

Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.
Utilize a calculadora abaixo para calcular seu IMC:


Calcule Aqui seu IMC.
Peso: Kg
Altura: m



Tabela para Classificação - Adultos
IMC Classificação
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade

Percentual de Gordura:
O porcentual de gordura entre corredores homens e mulheres é diferente como também varia de modalidade esportiva para modalidade esportiva, praticada por ambos os sexos.

Vários fatores contribuem para a variação do porcentual de gordura em cada pessoa, como por exemplo o metabolismo de cada um, os níveis de gordura são depositados em quantidades variáveis nos órgão e nos tecidos.

Fatores genéticos também contribuem para alterações nos porcentuais de gordura. A cada período de aproximadamente 10 anos o ser humano tem o peso aumentado em 2 a 3 % nos homens e cerca de 10 a 15 % nas mulheres. Para quem é corredor de longas distancias especialmente, o nível de gordura ideal é de 3 a 6% nos homens e 6 a 10 % nas mulheres.

As medidas que determinam a gordura corporal são feitas analisando-se as dobras cutâneas, normalmente usa-se um compasso, um aparelho que chamamos de Skin-fold, este tipo de medida deve ser feita por especialista da área da atividade física Quando houver interesse em saber de seus porcentuais de gordura, consulte u médico esportivo, pois ele sem dúvida lhe dará as medidas exatas do seu estado físico no que tange a gorduras.
O termo gordura para quem pratica esporte é parecido como um palavrão, entretanto no afã de se conseguir clientela, principalmente academias e alguns personais disseminam a idéia da total eliminação delas, quando na verdade isto é uma propaganda enganosa, pois o organismo necessita de uma taxa de gordura como combustível.

Alguns treinadores de atletas de alta performance, entre os quais me incluo sugerem que antes de uma maratona por exemplo, seus atletas aumentem de peso cerca de 1 a 2 kg para que isto funcione como uma reserva técnica de energia. A gordura é necessária, distúrbios alimentares como anorexia, bulimia, levam a quadros graves de saúde

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

3ºBIMESTRE:VOLEI



Bom Dia galerinha...como esse bimestre estaremos introduzinho o volei ai vão algumas dicas sobre a diferença sobre o volei de quadra e praia....

ÁREA DE JOGO:

* 18 x 9m com área livre mínima de 3m e 7m de altura. Em competições mundiais são 5m lateral e 8m no fundo e 12,5m na altura.
* linha central, linha de ataque, linhas pontilhadas e linhas da zona de saque (5cm).
* FIVB linhas brancas, cores claras e contrastantes entre a quadra de jogo e a zona livre.
* Existem Zonas de frente, de substituição, de aquecimento para os reservas e de penalidade

ÁREA DE JOGO:

* 16 x 8m com área livre mínima de 3m 7m de altura. Em competições mundiais são de 5 a 6m lateral e no fundo e 12,5m na altura.
* Só existem as linhas de delimitação da quadra (5 a 8cm) sem linha central.
* 40cm de profundidade de areia.
* linhas coloridas contrastantes e de material flexível.
* Só zona de saque, também de 8m

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO

* mínimo de 10ºC (50ºF)
* Para competições mundiais temperatura entre 16ºC (61ºF) e 25ºC (77ºF) e de 1000 a 1500 Luxes.



TEMPO E ILUMINAÇÃO

* as condições climáticas não devem apresentar risco de lesão para os jogadores. Não há limites fixos.
* Para competições mundiais jogadas à noite é que há os 1000 a 1500 Luxes.

REDE E POSTES:

* 9,50 ou 10m de comprimento.
* Faixa horizontal superior (7cm) e inferior (5cm) de cor BRANCA, malhas pretas.
* pode aproximar a mão/corpo para desviar a bola que vem em direção à rede
* tocar a rede NÃO É FALTA, exceto se o contato ocorre na ação de jogar a bola ou interfere na jogada
* só altura 2,43m Masc. e 2,24m Fem está prevista na regra
* postes ficam a 0,5m/1m das linhas laterais



REDE E POSTES:

* 8,50m (+/- 3cm) de comprimento. (FIVB rede especial, SWATCH NET, com exatos 8m, malhas menores e publicidade)
* Faixa horizontal SUPERIOR E INFERIOR (7 a 10cm ambas) de cor azul escuro ou brilhante, malhas qualquer cor.
* aproximar a mão/corpo para desviar a bola que vem em direção à rede É FALTA DE REDE!
o tocar a rede SEMPRE É FALTA, exceto toque acidental do cabelo
o altura 2,43m Masc. e 2,24m Fem e diferentes alturas para diferentes idades já previstas na regras: 2m (M/F até 12 anos), 2,12 (M/F até 14 anos) e 2,24 (M/F até 16 anos)
o postes ficam a 0,7m/1m das linhas laterais

FAIXAS LATERAIS:

* brancas



FAIXAS LATERAIS:

* mesma largura e cor das linhas (permitida publicidade)

BOLA:

* feita de couro ou couro sintético
* cor clara uniforme ou combinação de cores.
* pressão: 0,3 a 0,325 kg/cm²
* circunferência: 65/67cm



BOLA:

* feita de couro, couro sintético ou outro material que não absorva umidade
* cor BRILHANTE uniforme ou combinação de cores.
* pressão: 0,175 a 0,225 kg/cm²
* circunferência: 66/68cm

EQUIPES E LOCALIZAÇÃO:

* 12 atletas
* técnico, assistente, médico ou massagista
* pode ter líbero
* cada equipe permanece do mesmo lado da quadra até o fim do set
* os reservas ficam sentados ou na área de aquecimento e não podem usar bola durante tempos e tempos técnicos, só nos intervalos e fora da quadra de jogo
* banco de reservas deve ficar ao lado da mesa do apontador fora da zona livre



EQUIPES:

* SOMENTE os DOIS atletas
* técnico (CBV sim – FIVB não; a regra expressamente PROÍBE técnico e instruções)
* há trocas de lado durante o set
* não é proibido o uso da bola durante tempos, tempos técnicos e intervalos
* cadeiras devem ficar a 3m, no mínimo da mesa do apontador e a 5m da quadra

UNIFORME:

* calção, camiseta, meia e tênis idênticos, exceto líbero.
* numeração 1 a 18 no peito (15cm) e nas costas (20cm), 2cm largura.
* em competições mundiais dever ter número também no calção (4 a 6cm e 1 cm largura)
* pode-se autorizar a jogar descalço.

UNIFORME:

* Bermuda/sunquini(FIVB medida padrão), camiseta/top (de acordo com o torneio); expressamente autoriza o uso de boné
* numeração 1 e 2 no peito (10cm), 1,5cm largura. Se jogar sem camiseta o número é obrigatório na frente do calção
* deve jogar descalço; pode-se autorizar a jogar de tênis/meias.

CAPITÃO:

* somente ele pode falar com árbitros.
* capitão identificado (8×2cm)

CAPITÃO:

* AMBOS os atletas podem falar com árbitros.
o capitão só é identificado na súmula.

FORMA DE DISPUTA E PONTOS:

* 5 sets: 1º-4º c/ 25 pontos e o 5º c/ 15, pontos, sem limite de pontos e com 2 de diferença.
* “rally point system”

FORMA DE DISPUTA E PONTOS:

* CBV: 2 sets de 18 pontos e o 3º com 15 pontos, sem limite de pontos e com 2 de diferença.
* FIVB: 2 sets de 21 pontos e o 3º com 15 pontos, sem limite de pontos e com 2 de diferença

SORTEIO E AQUECIMENTO:

* antes do 1º e do 5º set (decisivo)
* o ganhador escolhe entre sacar, receber ou a quadra.
* nos demais sets saca primeiro quem não sacou primeiro no set anterior.
* aquecimento na rede de 3min ou 5min para cada equipe, ou, se juntos, soma-se (6min ou 10min).

SORTEIO E AQUECIMENTO:

* antes do 1º e do 3º set (decisivo).
* o ganhador escolhe entre sacar, receber ou a quadra.
* para o 2º set o perdedor do sorteio inicial é quem tem o direito de escolher entre sacar, receber ou a quadra.
* aquecimento na rede de 3min ou 5min no total SEM soma.

POSIÇÕES E FALTAS, SUBSTITUIÇÕES, LÍBERO:

* seis titulares e seis reservas
* até seis substituições por set
* posições “fixas” na quadra (1,2,3,4,5,6) com falta de posição.
* falta de rotação
* líbero é opcional
* substituição por expulsão e excepcional



POSIÇÕES E FALTAS, SUBSTITUIÇÕES, LÍBERO:

* somente a dupla sem QUALQUER possibilidade de substituição
* SEM posições “fixas” e SEM falta de posição.
* SEM FALTA DE ROTAÇÃO
* SEM líbero
* expulsão acarreta a perda do set

BOLA DENTRO:

* toca o solo dentro ou PARTE da linha.

BOLA DENTRO:

* toca o solo dentro
* toca a linha, MESMO QUE CAIA COMPLETAMENTE FORA DA QUADRA.

CARACTERÍSTICAS DO TOQUE:

* “duplo contato” permitido na primeira ação em QUALQUER SITUAÇÃO, desde que numa única ação.
* a bola não pode ser retida ou lançada EM NENHUMA SITUAÇÃO.
* “bola presa” entre dois oponentes no bloqueio é falta dupla.

CARACTERÍSTICAS DO TOQUE:

* “duplo contato” permitido na primeira ação EXCETO SE FOR DE VOLEIO/TOQUE;
* É PERMITIDO “DUPLO CONTATO” E “RETER MOMENTANEAMENTE” A BOLA COM OS DEDOS NUMA AÇÃO DEFENSIVA DE QUALQUER BOLA DIRIGIDA COM VIOLÊNCIA (p/ ex. retorno do bloqueio)
* “bola presa” (“mão de ferro”) entre dois oponentes no bloqueio NÃO é falta, a equipe que recebe a bola tem direito a mais 3 toques.

BOLA EM DIREÇÃO À REDE:

* se pisar na quadra adversária para tentar recuperar é falta.
* invasão (linha central é a referência) é sempre falta.

BOLA EM DIREÇÃO À REDE:

* pode “invadir” (pisar na quadra adversária) para buscar a bola, bem como para impedir que a bola passe sob a rede
* não existe invasão, só INTERFERÊNCIA, se influir na habilidade do oponente jogar a bola.

SAQUE:

* 8s para executar o saque após o apito.
* sacador errado é falta assinalada após o saque.
* Se o sacador errado fizer pontos, eles são anulados, corrige-se a ordem de saque e a equipe perde o “rally”.

SAQUE:

* 5s para executar o saque após o apito.
* NÃO pode haver sacador “errado” – o apontador deve avisar.
* Se o sacador errado fizer pontos ESTES NÃO SÃO ANULADOS, somente corrige-se o sacador, que segue sacando.

BARREIRA:

* se ocorrer, assinala-se a falta.

BARREIRA:

* se ocorrer, o atleta deve mover-se a uma solicitação do adversário.

GOLPE DE ATAQUE:

* restrições ao líbero e jogador da linha de trás.
* pode “pingar” a bola com uma mão aberta(ponta dos dedos).
* pode enviar a bola de toque em qualquer direção.
* proibido atacar a bola que vem do saque se ela está mais alta do que o topo da rede e na zona de frente

GOLPE DE ATAQUE:

* NÃO pode “pingar” a bola com uma mão aberta(ponta dos dedos).
* NÃO pode enviar a bola de toque a não ser em trajetória perpendicular (frente e trás) aos ombro (estabilizado), ou quando está “levantando” para o companheiro.
* proibido atacar a bola que vem do saque se ela está mais alta do que o topo da rede DE QUALQUER LOCAL DA QUADRA.

BLOQUEIO:

* NÃO conta no limite de três toques; quem bloqueia pode tocar em seguida e é o PRIMEIRO toque da equipe.
* restrição de bloqueio pelo líbero (inclusive tentativa) e jogadores de trás

BLOQUEIO:

* CONTA no limite de três toques; quem bloqueia pode tocar em seguida, mas é o SEGUNDO toque da equipe.
* qualquer um pode bloquear, inclusive duplo

INTERRUPÇÕES REGULAMENTARES:

* Dois tempos de 30s por set.
* 2 tempos técnicos de 60s (8º e 16º pontos), do 1º ao 4º set. No 5º set não.
* até 6 substituições
* somente técnico ou capitão podem solicitar tempo e substituição.



INTERRUPÇÕES REGULAMENTARES:

* Na CBV, um tempos de 30 segundos nos dois primeiros sets e dois tempos de 30s no 3º set. (Na FIVB só um tempo de 30s em cada um dos sets).
* Um tempo técnico de 30s no 1º e no 2º set. Na CBV com a soma de 16 pontos (2ª troca). Na FIVB com a soma de 21 pontos (3ª troca)
* QUALQUER atleta (ou técnico, CBV) pode solicitar um tempo.

TEMPO ENTRE OS RALLYS:

* sem limite específico entre cada rally.

TEMPO ENTRE OS RALLYS:

* 12s entre cada rally, podendo ir até 15s, ou mais dependendo das condições climáticas (CBV 15s).

RETARDAMENTOS:

* retardamentos SÃO cumulativos NA PARTIDA
* ADVERTÊNCIA é sem cartão, só há a sinalização apontando o pulso (nº 25)
* PENALIDADE é com o cartão amarelo

RETARDAMENTOS:

* retardamentos são cumulativos para cada SET
* ADVERTÊNCIA é com cartão amarelo
* PENALIDADE é com o cartão vermelho

LESÃO:

* uma lesão determina a substituição do atleta de forma normal ou excepcional.
* se não houver possibilidade de substituição é dado TRÊS minutos para o atleta recuperar-se.

LESÃO:

* é dado CINCO minutos para o atleta recuperar-se (um tempo médico por jogador por partida).
* pode haver atendimento médico na quadra e o médico pode impedir que o atleta continue jogando.

INTERRUPÇÃO PROLONGADA:

* interrupção (ões) de menos de 4h no total: se reinicia na mesma quadra, mantém o placar e formação das equipes do set; se reinicia noutra quadra o set é cancelado, mas mantém a mesma formação e jogadores

INTERRUPÇÃO PROLONGADA:

* interrupção (ões) de menos de 4h no total: SEMPRE mantém o mesmo placar e formação das equipes do set, mesmo se reinicia noutra quadra.

TROCAS DE QUADRA:

* ao final de cada set troca-se de quadra.
* no set decisivo troca-se no 8º ponto.
* o tempo de intervalo entre os sets é de TRÊS minutos.
* entre o 2º e 3º set pode haver intervalo de até 10min.
* os reservas trocam de banco.

TROCAS DE QUADRA:

* Na CBV, no 1º e 2º sets a troca de quadra é a cada soma de 8 pontos e no 3º set a cada soma de 5 pontos. A troca pode durar, no máximo, 15s.
* Na FIVB, no 1º e 2º sets a troca de quadra é a cada soma de 7 de pontos e no 3º set a cada soma de 5 pontos. A troca pode durar, no máximo, 12s.
* o tempo de intervalo entre os sets é de UM minuto.
* o banco para descanso das equipes é o mesmo durante todo o jogo.

PENALIDADES:

* condutas incorretas menores: advertência verbal sem cartão
* cartão amarelo: perda do rally
* cartão vermelho: expulsão (vai para a área de penalidade)
* ambos os cartões juntos: desqualificação
* não existe conduta previamente definida para receber penalidade

PENALIDADES:

* cartão amarelo: advertência
* cartão vermelho: perda do rally É possível mais de um cartão vermelho no mesmo set para o mesmo atleta/técnico
* ambos os cartões juntos: expulsão
* ambos cartões separados: desqualificação
* atleta que atravessa a quadra para ver a marca da bola
* que apaga a marca da bola
* ou que “envia” a bola para fora da arena

SINALIZAÇÃO:

* sempre sinaliza a falta e, se necessário, o jogador faltoso.

SINALIZAÇÃO:

* sinaliza a falta e o jogador faltoso, QUANDO necessário.

domingo, 19 de julho de 2009

Gripe suína Fonte: BBC Data da Publicação: 28/04/2009



O que é a gripe suína?

Uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

Surtos da enfermidade são comuns, mas raramente causam mortes nos animais.

A gripe tende a se propagar mais durante o outono e o inverno, mas são registrados casos durante o ano inteiro.

Existem vários tipos de gripe suína e, assim como acontece no caso da gripe humana, o vírus causador da doença se modifica constantemente.

Os humanos podem contrair a gripe suína?

Normalmente não, mas no passado foram registrados casos em pessoas que tiveram contato próximo com porcos.

Mais raros ainda são os casos documentados de contágio de pessoa para pessoa.

A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos lançados na tosse e espirros.

Esta doença no México é um novo tipo de gripe suína?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses europeias e asiáticas.

O quanto as pessoas devem se preocupar?

A OMS afirma que ainda é muito cedo para lidar com a situação como se ela fosse o início de uma pandemia.

Entretanto, o risco existe e a evolução dos casos está sendo acompanhada de perto por especialistas.

domingo, 5 de julho de 2009


Origem do termo

O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.

A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.
PORTANTO GALERINHA BOM RECESSO AE ATÉ A VOLTA...A SAUDADE JA É GRANDE...BJOSSSSSSSSS

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A PERGUNTA É: ”Você gostaria de uma copo de água ou um copo de Coca-Cola?


ÁGUA – Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Falta de água é o fator nº. 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males. Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa. Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver um câncer na bexiga. Você está bebendo a quantidade de água que deveria, todos os dias?



COCA-COLA – Em muitos estados nos EUA as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagens para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente. Se você puser um osso numa tigela com Coca-Cola ele se dissolverá em dois dias. Para limpar casas de banho: despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe a “coisa” por uma hora e então dê descarga. O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça. Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis esfregue o pára-choques com um chumaço de papel de alumínio(usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola. Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre o corrosão. Para soltar um parafuso emperrado por corrosão aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.

Para remover manchas de graxa das roupas despeje uma lata de Coca-Cola dentro da maquina com as roupas com graxa, adicione detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa. A Coca-Cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.

Para sua informação:

O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de quatro dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o amento da osteoporose. Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o poder do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos(pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais. Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos. Mais um detalhe: A Coca-Cola Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Consumir água pode diminuir risco de sobrepeso e obesidade infantil Fonte: Folha de S. Paulo


Em pesquisa, crianças que beberam mais água tiveram 31% menos chance de ter excesso de peso.

Beber água pode ajudar a prevenir o sobrepeso e a obesidade em crianças. Uma pesquisa realizada pelas universidades de Dortmund e de Witten-Herdecke, na Alemanha, e de Londres, no Reino Unido, concluiu que o aumento do consumo de água em escolas diminuiu o risco de excesso de peso.

O estudo foi conduzido em grupos escolares de áreas pobres dos dois países, onde o risco de obesidade é maior, e envolveu 32 grupos escolares de nível elementar, somando 2.950 crianças.

Para promover o consumo, bebedouros foram instalados nas escolas e os professores deram aulas sobre os benefícios da bebida para o organismo. As crianças foram incentivadas com recompensas e brindes como garrafas dágua.

Embora não tenha havido redução no consumo de refrigerantes, os alunos das 17 escolas que receberam a intervenção beberam cerca de um copo a mais de água diariamente.

Os resultados mostraram que, em um ano, houve queda de 31% no risco de excesso de peso nesse grupo, mas não houve redução no IMC (índice de massa corporal). As crianças que não participaram da campanha tiveram um leve aumento no peso no mesmo período.

"A água é fundamental para o funcionamento de todo o metabolismo", afirma João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp. Para metabolizar 1 g de gordura, são usados 15 ml de água. Quando o processo de queima de gordura funciona melhor, sua eliminação do organismo também fica mais fácil.

Ingerir água reduz a retenção de líquidos, o que influencia na diminuição do peso. Por outro lado, bebidas artificiais como refrigerantes contêm mais sais e açúcares que nosso corpo e por isso, dão mais sede.

Beber água também causa uma sensação de saciedade que pode inibir por algum tempo a compulsão alimentar. "Um copo de 200 ml dá um volume considerável no estômago de uma criança em idade escolar", explica Castro.

"O trabalho reforça o conceito de que estimular hábitos de vida saudáveis com a ingestão adequada de água é eficiente para prevenir o aumento de peso", diz Mauro Fisberg, pediatra especialista em nutrição na infância e na adolescência.

A má alimentação infantil contribui para o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, artrose e gastrite. Segundo o Ministério da Saúde, 13% dos brasileiros são obesos e 43,3% estão acima do peso.

Conheça as terapias de combate a obesidade Fonte: Scientific American Brasil


À medida que os mecanismos que dão origem à obesidade se tornam mais claros também ficam mais evidentes os motivos pelos quais a perda da gordura corporal e a manutenção dessa perda somente por mudanças comportamentais podem ser difíceis para muitas pessoas. As terapias são apenas modestamente efetivas, e o desenvolvimento de novos medicamentos seguros para uso prolongado tem sido difícil porque os sistemas de regulação energética estão entrelaçados com outros processos vitais no corpo e no cérebro, criando risco de efeitos colaterais sérios. As abordagens terapêuticas atualmente em desenvolvimento tentam escolher como alvos mais precisos as moléculas e os mecanismos que controlam a quantidade de energia que o corpo assimila na forma de alimento ou a quantidade que ele armazena e queima.
TERAPIAS EXISTENTES

Sibutramina
- Eleva a disponibilidade de serotonina e noradrenalina, substâncias cerebrais que afetam o apetite, bem como o humor e outras funções

Rimonabant
- Suprime a atividade dos receptores CB1, que estimulam o apetite e estão envolvidos no processamento celular da gordura. (Não aprovado nos EUA)

Cirurgia Bariátrica
- Reduz e/ou faz um desvio da bolsa gástrica e parte do intestino para reduzir a quantidade de alimento assimilado e digerido. Reduz o apetite por alterar as respostas hormonais do intestino ao alimento

Orlistat
- Bloqueia a absorção de gordura no intestino e diminui a ingestão de calorias


AS NOVAS ABORDAGENS

Em relação ao apetite
- Bloquear a atividade dos neuropeptídios estimuladores do apetite mch ou npy, ou da grelina;
- Estimular a atividade supressora do apetite dos receptores MC4 ou subtipos de receptor da serotonina;
- Inibir as proteínas neurais SOCS3 e PTP1B para neutralizar a resistência à leptina.

Em relação ao armazenaneto de energia
- Reduzir a ingestão de energia por células adiposas e a fabricação de triglicérides pela inibição da enzima 11bHSD1

Em relação ao uso da energia armazenada
- Aumentar a velocidade de liberação de triglicérides no sangue como combustível , estimulando os receptores PPAR e beta3-adrenérgicos nos tecidos;
- Aumentar a proteína FGF21, que faz as células hepáticas queimarem gordura.

por Jeffrey S. Flier e Eleftheria Maratos-Flier

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pesquisa em academias revela o problema dos anabolizantes Fonte: Diário da Saúde


Vaidade apressada

A questão estética, especialmente o imediatismo na obtenção do corpo desejado, é a principal motivação alegada por quem usa ou já usou anabolizantes - substâncias sintéticas relacionadas aos hormônios masculinos que produzem o aumento da massa muscular e cujo consumo não terapêutico pode provocar uma série de prejuízos à saúde.

A conclusão é de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que publicaram um artigo no periódico Cadernos de Saúde Pública, editado pela Fiocruz.

A equipe saiu a campo, matriculou-se em academias de ginástica, conheceu as rotinas desses estabelecimentos, observou a dinâmica das interações sociais e, por fim, entrevistou 43 frequentadores que já haviam utilizado anabolizantes.

Corpo ideal

Os relatos apontam para o uso dos anabolizantes por causa do desejo de atingir rapidamente "o corpo ideal", com massa muscular aumentada e definida, isto é, um corpo adequado aos padrões valorizados na sociedade e disseminados pela mídia.

Definir a musculatura e erradicar a gordura, considerada a grande vilã no caminho do corpo perfeito, foram objetivos frequentemente citados pelos entrevistados, que tinham entre 18 e 35 anos.

A pesquisa foi feita em três academias: uma localizada em um bairro de classe média de Salvador e duas em bairros populares da capital baiana. A preocupação com a estética foi a principal razão que levou os participantes a praticarem musculação, tanto no bairro de classe média quanto nos populares.

Ícone cultural

"É interessante notar a transformação nos signos do corpo musculoso, que no passado, além de se associar ao poder masculino, denotava também o trabalho manual e a condição proletária.

Na contemporaneidade, entretanto, o músculo perde esta última conotação e se torna ícone cultural altamente valorizado, simbolizando vigor, saúde e sucesso", diz o artigo, assinado pelos pesquisadores Jorge Alberto Bernstein Iriart, José Carlos Chaves e Roberto Ghignone de Orleans, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Forma de uso dos anabolizantes

Embora o desejo de ter um corpo musculoso fosse comum, a forma de utilizar os anabolizantes variou entre as academias. Na academia de um bairro popular, os pesquisadores observaram o uso explícito: os praticantes conversavam e até faziam brincadeiras sobre os anabolizantes e aplicavam as injeções uns nos outros antes de iniciarem a musculação; além disso, na lixeira do banheiro, foi possível encontrar grande quantidade de seringas e agulhas descartáveis, utilizadas nas aplicações. Já os entrevistados do bairro de classe média buscavam ocultar o uso dos anabolizantes: eram reservados nas conversas sobre o assunto e não faziam as aplicações no espaço da academia.

Outra diferença diz respeito ao tipo de anabolizante utilizado. Nas academias dos bairros populares, prevaleceram as substâncias com preços mais acessíveis e chamou a atenção dos pesquisadores o grande consumo até de produtos veterinários. Já os frequentadores da academia de classe média utilizavam anabolizantes mais caros, inclusive importados. Diferenças à parte, os praticantes de musculação das três academias estudadas almejavam "o corpo ideal" e demonstravam frustração quando se percebiam distantes do padrão idealizado.

Pertencimento

O medo de serem desvalorizados pelos colegas ou de não despertarem a atração no sexo oposto também pressionava os entrevistados a se enquadrarem no padrão do corpo musculoso. "Para os jovens, o pertencimento ao grupo de amigos é uma faceta fundamental de sua identidade e vários usuários entrevistados relataram o incentivo de amigos, namorados(as) e colegas de academia como um fator que favoreceu o uso de anabolizantes", dizem os pesquisadores no artigo.

Paradoxo da saúde

A equipe da UFBA também detectou um paradoxo nos relatos dos entrevistados. Embora já tivessem usado anabolizantes - substâncias que, reconhecidamente, podem trazer danos ao organismo -, eles destacavam os benefícios à saúde proporcionados pela prática da musculação.

Incomodados com o envelhecimento, viam na musculação a possibilidade de envelhecer com saúde e realizar o desejo de se manter sempre jovem. "É interessante notar que a preocupação com a saúde, manifesta na justificativa para a prática da musculação, não impede o uso de anabolizantes. Contribui para esse fato a representação de que manter o corpo "em forma" torna-se cada vez mais equivalente a ter um corpo saudável", explicam os pesquisadores.

Corpo musculoso e corpo saudável

O problema é que um corpo musculoso não necessariamente é um corpo saudável. E mais: se a musculatura definida foi conseguida à custa de anabolizantes, dificilmente esse corpo gozará de boa saúde.

O consumo abusivo dessas substâncias para fins estéticos pode trazer consequências negativas para o sistema reprodutivo e a pele, aumentar o risco cardiovascular, alterar a estrutura e a função do fígado, provocar desordens psiquiátricas e, no caso de injeções com seringas e agulhas reaproveitadas, há ainda o risco de transmissão de doenças como Aids e hepatite C.

Por isso, os anabolizantes são considerados hoje um crescente problema de saúde pública. No Brasil, o uso de anabolizantes ainda é pouco estudado. Porém, pesquisas realizadas em academias de musculação em São Paulo, Porto Alegre e Goiânia já revelaram altas prevalências de consumo: 19%, 11% e 9%, respectivamente.

Ganhos fisiológicos com a corrida


Fonte: O2 por minutoDescubra os benefícios da corrida e o que muda no corpo de quem pratica esta atividade
Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e melhora a qualidade de vida. Com a corrida não é diferente, e cerca de 25 ganhos fisiológicos são gerados graças à realização frequente desta atividade.

“Se a prática da corrida for regrada, traz grandes benefícios para a saúde e ajuda as pessoas a diminuírem o risco de doenças”, afirma o mestre em fisiologia do exercício Paulo Correia, que é fisiologista da Unifesp.

Os lucros
Entre os principais benefícios gerados com a corrida destacam-se o aumento do débito cardíaco máximo, diminuição da frenquencia cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana e o auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, da hipertensão arterial e da doença coronária.

Correr também favorece o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia o combate à osteoporose e o controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como o uso de álcool e cigarros.

“Quem pratica a corrida com o intuito de ter uma vida mais saudável precisa fugir dos hábitos inadequados, como beber e fumar, e deve comer mais frutas e manter uma boa alimentação”, orienta Correia.

Quanto correr?
Para que haja ganhos, é preciso correr uma distância ou tempo suficiente para se estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar a ponto de ocasionar lesões. De acordo com o fisiologista Sérgio Oliveira, uma hora de exercícios diários seria o ideal para se alcançar os benefícios.

“Trinta minutos é um tempo bom, mas o ideal é uma hora. Porém, quem é iniciante deve respeitar seus limites, intercalar a caminhada com a corrida e evoluir aos poucos”, diz Oliveira. “Alternar com exercícios de força e flexibilidade também é uma ótima opção para quem não pode correr todos os dias”, completa o fisiologista.

Já Paulo Correia alerta para a importância de também trabalhar com o controle dos batimentos cardíacos. “Quando uma pessoa corre dentro da faixa de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima, ela obtém todos os benefícios para o corpo de forma segura e eficiente”, explica. “Um iniciante, apenas com a caminhada vai conseguir chegar a estes batimentos, mas, com o tempo ele precisará correr em um ritmo cada vez mais forte para alcançá-lo”, completa Correia, que afirma que o descanso também é um fator muito importante para se obter os benefícios fisiológicos da corrida.

“Descanso é dormir, e não ficar sentado vendo televisão. Depois de um treino, a condição física piora, a imunidade diminui e os músculos sofrem pequenas lesões. Quando dormimos, ocorre a recuperação de todo o organismo”, afirma.

Por Cesar Candido dos Santos

Exercícios indicados para vários problemas de saúde


Fonte: Folha de S. Paulo
Embora o exercício não seja remédio, bem direcionado ele faz parte do tratamento.
Pratique uma atividade física. Na saúde e na doença. "Fazer exercícios, em geral, não é contraindicado no caso de doenças. Pelo contrário: os estudos apontam que a qualidade de vida e os parâmetros dos distúrbios melhoram", diz Benjamin Apter, ortopedista do Departamento de Geriatria da USP (Universidade de São Paulo).

Mas a regra não é tão clara. Enquanto alguns exercícios podem ser ruins para certas doenças, outros beneficiam o paciente. Embora o exercício não seja remédio, bem direcionado ele faz parte do tratamento.

"A atividade física regular deve estar incluída no cuidado de doenças de homens e mulheres de todas as idades", diz Cesar Jardim, supervisor do check-up do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

Para isso, além das condições individuais, deve-se avaliar o estado do distúrbio e as variáveis de cada atividade física. Em certos casos de artrose ou lombalgia, por exemplo, o risco de lesão pode superar o benefício genérico de combater o sedentarismo, também considerado doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Já se a ideia é controlar a osteoporose, atividades sem impacto são benéficas para várias questões, mas não contribuem para a densidade óssea.

ASMA

Inflamação crônica das vias respiratórias, a asma geralmente é uma resposta alérgica a determinados estímulos. A inflamação dificulta a passagem de ar nos pulmões, diminuindo a capacidade pulmonar e encurtando os músculos envolvidos na respiração.

O exercício não atua especificamente na inflamação ou na alergia, mas fortalece os músculos respiratórios e reeduca a respiração. O fortalecimento da musculatura respiratória promovido pela natação aumenta a capacidade de reagir às crises asmáticas. Para nadar, também é necessário respirar da forma correta, o que aumenta a capacidade de oxigenação dos pulmões.

O meio úmido também é indicado: Realizar exercícios quando o ar está muito seco pode induzir a crise [de asma].

Natação

PRECAUÇÕES
Evitar locais com pouca ventilação, onde a concentração de gases produzidos pelo cloro pode desencadear alergias respiratórias. A intensidade do exercício deve ser controlada para diminuir o risco de broncoespasmo (contração reversível da musculatura dos brônquios) induzido por exercício. Não realizar a atividade durante inflamação aguda das vias respiratórias

MODO DE USAR
Como em outras atividades aeróbicas, o iniciante deve começar com um treinamento de baixa intensidade e ir aumentando progressivamente essa intensidade de acordo com o aumento da capacidade cardiorrespiratória. Os exercícios específicos de respiração (como treinar a expiração debaixo dágua) são essenciais, mas não devem ser feitos seguidamente por períodos longos

OPÇÕES DE ATIVIDADES
Corrida, que também aumenta a capacidade pulmonar; ioga, com ênfase nos exercícios respiratórios, que reeducam a respiração

ARTROSE

O processo degenerativo de desgaste da cartilagem da artrose está relacionado principalmente ao envelhecimento, a problemas congênitos ou a traumatismos e sobrecarga nas articulações.

Essa degeneração do tecido provoca dor, limitação de movimentos e, em estágio avançado, deformação do osso, e afeta especialmente articulações como os joelhos.

A atividade física adequada, embora não atue nas causas hereditárias ou evite a ação do envelhecimento, pode reduzir danos e adiar a progressão da doença, além de evitar a sobrecarga articular.

Todos os estudos mais recentes apontam para o fortalecimento muscular, que estabiliza as articulações. É importante que a atividade não cause impacto nem sobrecarga na articulação. Dependendo do grau de acometimento das articulações afetadas, iniciamos [o programa de exercícios] com isométricos [contração do músculo sem movimento da articulação] suaves e intervalados, para depois introduzir os exercícios isotônicos, com carga adequada", diz.

Musculação em aparelhos

PRECAUÇÕES
A atividade não deve buscar a hipertrofia (aumento da massa muscular), mas sim a tonificação dos músculos. Mesmo com cargas baixas, a repetição frequente do movimento pode causar adaptações musculoesqueléticas indesejáveis se a execução não for feita de forma correta, por isso é preciso orientação e supervisão individualizada de um profissional capacitado

MODO DE USAR
Os aparelhos de musculação devem estar perfeitamente ajustados a condições individuais como altura, peso e limites de flexibilidade e força de quem vai utilizá-los. As cargas começam baixas e chegam até o limite chamado submáximo (70% da capacidade máxima de força do indivíduo). São feitos intervalos de um a dois minutos entre cada série

OPÇÃO DE ATIVIDADE
Ciclismo em terreno plano com regulagem adequada do selim (mais elevado e um pouco mais para a frente), de forma a não forçar a articulação do joelho e causar dor.

CÂNCER

O tratamento quimioterápico para o câncer diminui as massas muscular e óssea e a capacidade cardiorrespiratória, entre outros efeitos. Ao minimizar essa perda, a atividade física contribui para o aumento da qualidade de vida do paciente oncológico. Por causa das limitações causadas pela doença e pelo tratamento, só deve ser feita com um orientador que esteja em contato com o médico responsável.

Segundo educadores físicos especializados, o ideal é um programa que alterne o trabalho de força, o de flexibilidade e o aeróbico em baixa intensidade. A atividade em grupo é indicada, pois oferece apoio social ao paciente, mas esse deve ser pequeno, para que sejam observados os limites individuais. O grupo e o treinador são importantes para estimular a atividade física em quadros de fadiga (efeito comum do tratamento), garantindo a aderência ao programa de exercícios.

Aeróbica
+ musculação
+alongamento

PRECAUÇÕES
O treinador, o paciente e o médico devem ficar sempre em contato, trocando informações para garantir a segurança e a eficácia da atividade. É preciso levar em conta a fadiga causada pelo tratamento para adequar o tempo de execução de cada atividade. Em caso de lesões cirúrgicas, é preciso limitar o trabalho na região afetada.

Em todos os casos, a carga usada no trabalho muscular deve ser baixa, para evitar lesões musculares ou articulares em tecidos enfraquecidos pelo tratamento. O impacto também deve ser minimizado. Pacientes em tratamento quimioterápico devem fazer o controle constante do nível de hemoglobina no sangue -se estiver muito baixo, a atividade deve ser suspensa

MODO DE USAR
As atividades aeróbicas, de musculação e flexibilidade são alternadas, na mesma aula, por períodos curtos (entre 15 e 20 minutos cada). O trabalho aeróbico é introduzido aos poucos: no início, é preciso ganhar massa muscular e óssea para poder realizá-lo. É feito em equipamentos como esteira, bicicleta ergométrica ou aparelhos elípticos (como o "transfer"), que reproduzem os movimentos da caminhada sem o impacto da pisada.

OPÇÕES DE ATIVIDADE
Caminhada ou bicicleta ergométrica, com acompanhamento de treinador capacitado e em contato com o médico.

LOMBALGIAS

A lombalgia não é uma doença, mas um sintoma: é a dor na região inferior da coluna, que pode ter como causa de desvios posturais a hérnias de disco. Dependendo da causa da lombalgia, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

A atividade física proporciona um equilíbrio musculoesquelético que diminui a pressão sobre a coluna lombar. É preciso criar uma força que possibilite distribuir o peso do tronco e da cabeça e reagir à ação de gravidade sem sobrecarregar a parte de baixo do corpo.

Fortalecer os músculos estabilizadores da coluna é a melhor forma de garantir esse equilíbrio postural.

Pilates

PRECAUÇÕES
As causas das dores na região lombar devem ser investigadas previamente, para que o programa de exercícios seja montado de acordo com as necessidades e limitações de cada pessoa e para verificar se há ou não indicação cirúrgica

MODO DE USAR
Os iniciantes devem optar pelas aulas de pilates em estúdio, com aparelhos e orientação de profissional capacitado, preferencialmente com formação em fisioterapia. Os exercícios trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, com poucas repetições de cada movimento. São enfatizadas a concentração e a respiração correta durante a execução dos exercícios, a consciência corporal e a contração da musculatura abdominal

OPÇÕES DE ATIVIDADES
Alongamentos; reeducação da marcha ou do movimento (técnicas orientadas para reorganizar o alinhamento ósseo e distribuir a força muscular em situações dinâmicas, ou seja, na execução de diferentes movimentos).

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma desordem ainda pouco compreendida, que causa dor muscular e fadiga. Mas é justamente o cansaço moderado e a estimulação muscular proporcionados por exercícios que ajudam a controlar o distúrbio.

Medicamentos podem ou não ser indicados, mas não há melhora terapêutica sem a prática de atividade física.

De acordo médicos da área, uma das funções do exercício é melhorar a qualidade do sono, fundamental para o controle da fibromialgia. Atividades na água possibilitam a tonificação dos músculos sem excesso de carga, permitindo maior controle da dor. O meio também tem efeito relaxante, benéfico para um distúrbio associado a fatores emocionais.

Hidroginástica

PRECAUÇÕES
A intensidade deve ser programada para que o cansaço não se aproxime da exaustão. O horário para praticar a atividade deve ser programado de acordo com a reação individual à atividade: após o período de adaptação, a prática não deve causar sonolência excessiva durante o dia

MODO DE USAR
Os exercícios de fortalecimento devem trabalhar os diferentes grupos musculares, em séries seguidas, até o corpo sentir um certo cansaço. A temperatura da água deve ser morna, para promover sensação de conforto e, nos intervalos de repouso, auxiliar no relaxamento muscular e diminuir a sensação de dor

OPÇÕES DE ATIVIDADES
Musculação com carga baixa, aulas de danças rítmicas ou de salão.

HIPERTENSÃO

O aumento contínuo da pressão danifica as artérias e traz riscos de problemas como infarto e derrame. A doença afeta 60% da população acima de 65 anos. Entre os fatores de risco, estão hereditariedade, envelhecimento e hábitos de vida.

No tratamento, remédios podem ser necessários, mas mudar a alimentação (especialmente controlar a ingestão de sal) e praticar exercícios é fundamental. As atividades aeróbicos e de força têm efeito direto sobre a normalização da pressão, e esse benefício pode ser estender por até 24 horas. O controle do estresse, que também tem efeito direto sobre a pressão arterial, é outro fator fundamental.

Caminhada ou corrida
+ exercícios isotônicos
+ ioga

PRECAUÇÕES
A atividade só deve ser iniciada após a realização de todos os exames pedidos pelo médico e com sua autorização. A pressão arterial deve ser monitorada constantemente

MODO DE USAR
Sedentários devem começar com um programa de fortalecimento muscular com exercícios isotônicos (contração e relaxamento dos músculos alternadas ritmicamente) três meses antes de iniciar o programa de caminhada.

No início, o trabalho aeróbico (corrida ou caminhada) é intervalado, com breves aumentos de intensidade seguidos de repouso. Conforme melhorar a capacidade de recuperação (tempo necessário para normalizar a frequência cardíaca), o exercício aeróbico passa a ser contínuo (entre 30 e 40 minutos).

Na ioga, a ênfase são os exercícios respiratórios e de focalização (manter a concentração em determinado "objeto", como uma imagem visualizada mentalmente). Essas práticas levam a um estado meditativo, que reduz o estresse, relaxa os músculos periféricos, desacelera os batimentos cardíacos e diminui a pressão arterial.

A atividade aeróbica e a musculação são feitas em dias alternados. A técnica de relaxamento é praticada diariamente

OPÇÕES DE ATIVIDADES
Natação, que combina o trabalho aeróbico com um bom fortalecimento muscular, bicicleta estacionária (para facilitar o controle da frequência cardíaca), relaxamento progressivo (técnica em que os vários grupos musculares são tensionados e relaxados sequencialmente)

OSTEOPENIA
Uma atividade como a dança flamenca, que busca o impacto, contribui para manter e aumentar a massa óssea em casos de osteopenia. Quando a perda [de massa óssea] ainda é pequena, o impacto de bater o pé no chão ajuda a aumentar a densidade óssea. Porém, na osteoporose, com o maior risco de fraturas, esse tipo de atividade pode ser contraindicado.

Nesses casos, indica-se a musculação: Exercícios de resistência muscular, especialmente com sobrecarga, são eficientes para quadros de osteoporose, pois a força muscular exercida sobre os ossos estimula a produção de massa óssea.

Dança flamenca ou musculação

PRECAUÇÕES
A dança flamenca só é indicada em casos de osteopenia (quando a massa óssea é de 10% a 25% menor do que a considerada normal) ou osteoporose em estágios muito iniciais. Quando a osteoporose já está instalada, aumenta o risco de fraturas provocada pelo impacto da atividade nos ossos fragilizados

MODO DE USAR
A prática de dança deve ser muito bem orientada, respeitando os limites individuais. Se surgirem sintomas como dores nas articulações dos pés, joelhos ou quadris, o médico deve ser consultado para avaliar a continuidade ou não da atividade. A musculação pode ser feita em aparelhos ou com pesos livres -nesse caso, é preciso ter controle postural e orientação adequada, já que a realização incorreta e a carga excessiva podem gerar lesões nos músculos e articulações

OPÇÃO DE ATIVIDADE
Caminhada ao ar livre (que combina produção de impacto com exposição à luz solar, importante para ajudar a fixar cálcio nos ossos).

quarta-feira, 20 de maio de 2009


Diferenças entre Homem e Mulher


Existe uma enorme diferença entre o homem e a mulher. O contínuo reconhecimento e aprendizado destas diferenças ajudam o casal a descobrir novas maneiras de melhorar o relacionamento. Entender estas diferenças resolve muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Os desentendimentos poderão ser evitados. Não somente o homem e a mulher comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, respondem, amam, necessitam, e apreciam diferentemente.

Parece até que eles falam línguas diferentes.

O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Isto não significa dizer que as mulheres são menos inteligentes do que os homens; apenas que os homens pensam e agem diferente. Está provado que elas são tão inteligentes ou mais que os homens. Da mesma forma, não quer dizer que os homens são seres sem emoções. O homem é um ser emocional tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, é a razão quem guia suas atitudes.

Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas na maioria das vezes, permite que as emoções a controlem. Veja alguns exemplos:

O bebê de dois meses chora intensamente por três dias; cólicas terríveis fazem o coitadinho se contorcer de dor. A mãe, desesperada, anda pra lá e pra cá, balançando a criança; ela já tentou de tudo, mas nada parece surtir efeito. O pai dorme o sono dos justos. A mulher não consegue entender como o marido pode dormir desta maneira; chateada, ela diz para si mesma: "ele não me ama, nem liga para o filho; como pode roncar tão profundamente e me deixar sozinha com o menino?"

Neste caso, a atitude do homem nada tem a ver com amor. Ele simplesmente racionalizou a questão. "Minha mulher está cuidando da criança; ela sabe cuidar muito melhor do que eu; não há nada que eu possa fazer para ajudar; ela já está acordada e eu tenho que levantar cedo; portanto, vou descansar! Qualquer coisa que acontecer, ela vai me chamar".

Suponha que aconteça diferente. O homem, penalizado, se oferece para ficar com o neném. Diz ele, "já faz duas noites que você não dorme; querida, nesta noite eu fico com o Juninho".

A esposa concorda duvidosa, deita remexendo-se na cama. Sem conciliar o sono, pois não consegue ficar tranqüila com o choro da criança, nem confiar nos cuidados do marido; pensa consigo mesma: "Coitadinho do João, lá sozinho com o bebê, vou lhe fazer companhia".João, no mesmo instante que a vê, lhe entrega o Juninho aliviado, corre para a cama e dorme como uma criança. Novamente, as atitudes neste caso nada têm a ver com amor ou irresponsabilidade; simplesmente o homem e a mulher são diferentes.

Uma outra diferença é quanto ao estímulo sexual. O homem é estimulado principalmente pela vista. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece a acontecer. Basta ver a esposa trocar de roupa para que os estímulos sexuais o coloquem em estado de alerta. Mesmo que o homem nem esteja pensando em sexo, uma rápida olhada, um pequeno gesto ou um pequeno descuido da mulher ao sentar-se, já basta para excitá-lo. Como a terra nunca se farta de água, o fogo nunca se farta de queimar e a morte que nunca se farta de matar, assim são os olhos de um homem que nunca se fartam de olhar. Enquanto o olhar é o principal "gatilho" iniciador do processo sexual no homem, a mulher é estimulada por várias maneiras.

Primeiramente, ela é estimulada pelo tato.

Ela precisa ser tocada e acariciada para que o processo de excitação sexual se inicie; para ela não basta ver. O homem deve, então, descobrir as partes erógenas da mulher, que são as áreas do corpo mais sensíveis ao toque e ao prazer. A nuca, o joelho, as áreas em torno das axilas, as coxas, as orelhas, a ponta dos dedos, o pescoço, o umbigo, o clitóris, os cabelos, os seios, são alguns exemplos destas áreas.

Os Cânticos de Salomão descrevem com clareza e poesia estas áreas.

Além do tato, a mulher é estimulada pelo ouvir: uma palavra de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual e aciona o processo de excitamento. Existem algumas frases que a mulher jamais se cansa de ouvir: "Você está linda! Esta roupa ótima em você! Seu cabelo desse jeito me deixa doidão! Eu te amo!" Ela é movida por elogios. Pelo ouvir, o processo que a levará à entrega e à relação sexual se inicia. Do mesmo modo, palavras e frases agressivas devem ser abandonadas no relacionamento a dois.

"A pior coisa que fiz foi casar com você! Maldita hora em que me casei! Você é igualzinha à sua mãe!" Frases como estas, agridem e criam barreiras, muitas vezes, intransponíveis.

O olfato é outro sentido que deve ser levado em consideração no estímulo sexual. O discreto perfume do marido excita a mulher e a leva ao desejo. Negativamente, o fartum, ou popularmente conhecido "mau hálito", o "cecê", odor mal cheiroso provocado pelas axilas, e o "chulé", são bloqueadores e inibidores de uma vida sexual plena.

Outro importante fator no estímulo sexual é o meio ambiente. O homem, na maioria das vezes, não se importa quanto ao lugar ou hora. Ele quer e pronto. A mulher, por sua vez, é influenciada pelo meio ambiente: Luz de velas ou abajur, cortinas, flores, música, lençóis macios e limpos, barba feita e banho tomado, camisolas, pijamas e porta fechada são alguns fatores que influenciarão positivamente ou negativamente a mulher.

Como um ser emocional, a mulher é também estimulada pelas emoções. Para ela, não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem emocionalmente para que a relação tenha a sua participação efetiva. As ansiedades provocadas pelos filhos, por um marido alheio e insensível, pela solidão do dia a dia dentro de casa e as pressões financeiras, criam barreiras emocionais terríveis na relação sexual. Depois de anos de opressão psicológica, abuso, silêncio, amargura e tirania, a frigidez pode tornar-se crônica.

O tempo também é um fator de diferenciamento entre homem e mulher. Para o homem, a relação se inicia imediatamente. O tempo é agora! Para a mulher, a relação que vai acontecer à noite se inicia pela manhã. A relação sexual da mulher não começa quando ela vai para a cama. Outro fator do tempo é que a mulher demora bem mais para chegar ao clímax sexual do que o homem. O homem precisa apenas de dois minutos, enquanto ela necessita de vinte a trinta minutos.

Na mulher, a preocupação ainda se manifesta de forma diferente. A mãe quer saber do bem estar dos filhos. Ao telefonar ou questionar ela diz: "Vocês estão bem, almoçaram direito ou comeram sanduíches; estão se cuidando, têm dinheiro?" O pai, por sua vez, não se preocupa se os filhos "estão bem"; sua preocupação é se os filhos estão prontos para a vida. "Vocês pagaram as contas, tiraram boas notas na escola, estão trabalhando ou dormindo o dia inteiro?" Estas, comumente, são as perguntas do pai, muito mais preocupado em fazer dos filhos "homens", do que saber se eles estão se sentindo felizes.

Muitas são as diferenças entre homem e mulher; ao mencionar algumas delas, este livro tem como objetivo, abrir um novo rumo na importante arte do diálogo. Problemas podem ser evitados e resolvidos simplesmente conhecendo estas diferenças. Assim, cobranças serão abandonadas pelo entendimento das razões que fazem de cada pessoa agir como age. Na maioria das vezes, elas não são movidas pela desconsideração ou o desejo gratuito de ferir, mas sim pelas diferenças que existem em cada pessoa. O diálogo e compreensão dão início a um amor maduro, que cresce sobre sólidas e saudáveis bases. Como resultado acontece um profundo entendimento, que abrirá as portas para uma entrega sem reservas, experimentando a beleza, alegria e crescente felicidade do sexo sem pecado.

quarta-feira, 6 de maio de 2009


Piercing é pecado?


Mais um adorno ou uma porta aberta para a corrupção da alma e do corpo?

Nestas últimas duas ou três semanas, fiquei impressionada com a inquietação surgida a respeito de piercings e tatuagens. O que está por trás da moda da sociedade moderna na qual estamos mergulhando?

Pesquisei sobre o assunto e com a ajuda de um amigo, descobri coisas importantes a respeito do tal "adorno" para o corpo.

Mais do que a tatuagem, embora possa ser removido, o piercing é considerado mais agressivo do que a tatoo. Assim como a tatuagem, ele também tem origem nos povos antigos e está ligado a rituais espirituais da Índia, da Indonésia e tribos da África. Foi esquecido na Europa do séc. XX e retornou como "moda" pelo movimento Underground no nosso século.

O problema é que, além de ser um ato agressivo para o nosso corpo, ele tem significados espirituais. Ainda que hoje o piercing está sendo usado como acessório fashion, parte da moda atual, contudo, sua origem não é tão simples.

Até mesmo os artigos seculares a respeito do piercing admitem seu "sinônimo de agressividade, assim como a tatuagem, ele também é uma tentativa da individualidade, uma tentativa de sair da identidade familiar para a grupal." - Revista Galileu.

"Fruto do exibicionismo, da loucura ou da simples vontade de se ornamentar, os anéis corporais foram trazidos da cultura underground da costa da Califórnia (USA) e do universo sadomasoquista, por jovens que viram nele uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Outrora os anéis corporais tinham conotações sagradas, dramáticas e classicistas. Para alguns povos primitivos era uma prática clandestina, utilizada tanto para preservar a castidade, como para provocar a estimulação sexual." - Carmem Martin

"Nos templos Astecas e Maias, os sacerdotes faziam piercings em suas línguas como parte de um ritual de comunicação com os deuses." - História do Piercing.

Um dia desses entrei num site gospel e pesquisei, num fórum, a opinião de alguns jovens cristãos. Fiquei surpresa ao conferir uma das respostas "não vejo mal algum, Rebeca usava piercing..." , dizia alguém, referindo-se ao fato do servo de Abraão presenteá-la com pulseiras e colocar em seu nariz uma argola - Gênesis 24:22, 30 e 47. Mas precisamos entender bem isso para não distorcermos a Palavra do Senhor. O servo de Abraão tinha sido encarregado de encontrar uma esposa para Isaque. Ele pediu a Deus um sinal a respeito daquela que Deus tinha separado para Isaque e o Senhor respondeu conforme ele pediu. Os presentes dados a Rebeca significavam que ela tinha sido escolhida, em especial, a argola no nariz foi usada como símbolo de posse, de domínio. Era como se o servo de Abraão dissesse a todos daquela região "homens, tirem seus olhos desta moça porque a partir de agora, ela pertence a alguém". Logo depois, Labão, irmão de Rebeca, vendo o pendente no nariz dela e as pulseiras em suas mãos, sai imediatamente para saber o que tinha acontecido, para saber quem a tinha escolhido.

Confira parte do artigo sobre o piercing, de Breno Amaral:

Todos os Piercings são dedicados a deuses e/ou ídolos regionais e territoriais. A partir do momento que você coloca um Piercing em seu corpo está aberta a porta para atuação demoníaca, mesmo que você não queira ou não saiba que isso vai acontecer. O diabo não está nem um pouco interessado em saber qual é a sua intenção, ele não quer saber se você sabe ou não o significado do que você está fazendo. Ele apenas usa suas artimanhas para se apoderar da sua vida.

Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizados.

* O Piercing colocado no nariz significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.

* O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.

* O Piercing nas orelhas, muito comum, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e sistema parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.

* Um dos piercings que estão mais na "moda" é colocado no umbigo. Este está na área destinada à ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.

* O Piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva é que o segundo representa a LUXÚRIA.

* O Piercing nos órgãos genitais traz como significado principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele traz uma atuação na vida das pessoas que o utilizam.

Bem, significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que, com certeza, no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. (...)

É simples analisarmos tudo isto, basta um pouco de ponderação e perceberemos que não precisamos adotar tudo o que a moda nos oferece.

Somos separados, uma geração chamada sim para ser extravagante, mas nossa extravagância deve ser expressa a respeito do que nós recebemos do Senhor e do nosso amor por Ele, da nossa busca por Sua santidade. Não necessitamos expressar nossa individualidade e ideais em nosso corpo de forma tão agressiva, afinal, nosso corpo não nos pertence, mas sim ao Senhor.

Fonte: Família e Graça

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sexualidade precoce


A revista IstoÉ [da semana passada] trata dos riscos do sexo precoce. A reportagem faz uma discussão ampla, incluindo os perigos da erotização de crianças e adolescentes na era da internet. O principal gancho da reportagem é um vídeo erótico com crianças, que foi veiculado na internet. O vídeo provocou um escândalo na pequena cidade gaúcha de Ibirubá. Uma menina de onze anos e um garoto de 14, com ajuda de um coleguinha, produziram um vídeo de sexo explícito. O que era pra ser uma brincadeira, vazou pela internet e causou um estrago nas famílias dos envolvidos. Com a reportagem, a revista IstoÉ procurou alertar os pais e educadores sobre os riscos da sexualidade precoce. (...)

Os pais, quase sempre, têm enorme dificuldade para tratar dos temas envolvendo a sexualidade. Por isso, são surpreendidos quando descobrem que os filhos já têm vida sexual ativa. E ficam ainda mais assustados e desorientados quando aparece uma notícia de gravidez.

Por mais que muitos pais queiram negar, a garotada inicia cada vez mais precocemente a vida sexual. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que, entre os meninos, 47% dos menores de 15 anos já tiveram a primeira experiência. Isso significa quase metade deles. Já o índice de meninas é de 33%.

Isso acontece por várias razões. A mídia é uma delas. Vivemos uma cultura extremamente erotizada. Por conta dos desenhos, filmes, novelas, jogos e revistas para adolescentes, nossos filhos acabam tendo uma visão distorcida do sexo. Isso desperta neles o desejo sexual. E contra a natureza, nem sempre argumentos são eficientes.

A internet também facilita o acesso das crianças a conteúdos proibidos. A reportagem da IstoÉ cita que essa menor de onze anos aprendeu com filmes pornôs disponíveis na internet e aparece fazendo na sequência de cenas do vídeo caseiro.

Além disso, há pais que estimulam os filhos à sexualidade. Tem pai que ainda faz uso de ditados baixos como aquele: “Prendam suas cabras, pois o meu bode está solto.” Esses homens acham bonito o filho ter fama de namorador, de “pegador”. Também existem mães que ficam orgulhosas de ver as meninas vestidas e maquiadas como moças, mesmo quando elas ainda têm apenas onze ou doze anos.

Sabe, amigo, o contexto social colabora para a sexualidade precoce. E, por parte da sociedade, não é possível esperar mudanças. É utopia acreditar que voltaremos ao mundo da inocência. Entretanto, ainda é possível evitar surpresas desagradáveis. Mas isso depende muito dos pais.

E quando falo do comportamento ativo dos pais, não estou sugerindo um clima de aquartelamento em casa, com proibições absurdas, regras fora de contexto e punições exageradas. Falo da necessidade de confiança, capacidade de dialogar. Mas dialogar não é só fazer discurso, é fundamentalmente ouvir os filhos. E, hoje, os pais precisam estar ligados às novas tecnologias. Monitorar o que os adolescentes fazem na internet, o que falam no MSN, o que publicam no Orkut é necessidade básica. Pais alheios a essas tecnologias certamente ficam de fora da vida dos filhos. Quase sempre são facilmente enrolados pela garotada. E, detalhe, essa ignorância nas tecnologias é muitas vezes a porta de entrada dos filhos para uma vida sexual precoce.

(Ronaldo Nezo, Fato Pensado)

sexta-feira, 10 de abril de 2009


I Coríntios 5:7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma definiÇÃo para BOA FORMA


Boa forma e saúde não são assim um negócio tão difícil de conseguir...


As pesquisas que temos hoje nos mostram que são os nossos hábitos os responsáveis por essa dificuldade. E ai mais um problema, modificar um hábito de vida é muito difícil, pois passa por uma série de situações que pode ser desde acordar mais cedo até mudar o endereço do restaurante do almoço! Porém é fundamental para nossa saúde fazer alguma coisa.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a não adoção de um estilo de vida ativo é o fator responsável por uma diminuição da expectativa de vida e pela piora da qualidade de vida.
Em seu “Relatório da Saúde Mundial - 2002” a OMS enumera as principais causas de morte:
“Fica claro que a adoção de um estilo de vida melhor poderá lhe trazer mais e mais vida aos anos que vem por aí”


- Hipertensão;
- Obesidade;
- Colesterol Alto;
- Álcool;
- Os grandes fatores de risco cardiovascular;
- Desnutrição;
- Sexo desprotegido;

O conceito de vida ativa, descrita na literatura, preconiza uma forma de viver baseada em atividade física regular e um conjunto de comportamentos relacionados, incluindo:

- Escolha de alimentos saudáveis
- Controle do peso
- Manejo do estresse
- Abstinência de fumo e drogas
- Uso moderado (ou abstinência) de álcool
- Atenção a segurança (uso de cinto de segurança, capacetes, etc.)
- Exames preventivos.

A OMS ainda alertou que maus hábitos como beber, fumar e comer demais, que antes eram coisas dos países ricos, estão agora crescendo nos países subdesenvolvidos.

Dentro da discussão sobre medicina preventiva o papel da atividade física e seus benefícios não mais são questionáveis. Várias instituições de renome publicam centenas de artigos ressaltando a atividade física e a nutrição adequada como fatores fundamentais para a prevenção de doenças.

Fica claro que a adoção de um estilo de vida melhor poderá lhe trazer mais e mais vida aos anos que vem por aí, porém sabemos
da dificuldade que é começar e manter um programa de qualidade de vida que engloba mudanças de hábitos.

Então por que não começar com um programa que possa acompanhar o seu desempenho e ir adaptando novas tarefas ao passo que você já consegue as tarefas anteriores?
Por partes, um passo de cada vez, essa é a nossa meta.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pijamas....


Esse terceirão veio pra arrebentar...Todo mundo de pijama
O VALOR DA AMIZADE

Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários
foi atingido por um bombardeio. Os missionários e duas crianças tiveram
morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Entre elas, uma
menina de oito anos, considerada em pior estado. Era necessário chamar
ajuda por uma rádio e ao fim de algum tempo, um médico e uma enfermeira da
Marinha dos EUA chegaram ao local.
Teriam que agir rapidamente, senão a menina morreria devido aos
traumatismos e à perda de sangue. Era urgente fazer uma transfusão, mas
como? Após alguns testes rápidos, puderam perceber que ninguém ali possuía
o sangue preciso. Reuniram então as crianças e entre gesticulações,
arranhadas no idioma, tentavam explicar o que estava acontecendo e que
precisariam de um voluntário para doar o sangue. Depois de um silêncio
sepulcral, viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente. Era um menino
chamado Heng. Ele foi preparado às pressas ao lado da menina agonizante e
espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar
fixo no teto. Passado algum momento, ele deixou escapar um soluço e tapou
o rosto com a mão que estava livre. O médico lhe perguntou se estava doendo
e ele negou. Mas não demorou muito a soluçar de novo, contendo as lágrimas.
O médico ficou preocupado e voltou a lhe perguntar, e novamente ele negou.
Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso mas ininterrupto. Era
evidente que alguma coisas estava errada.
Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia. O
médico pediu então que ela procurasse saber o que estava acontecendo com
Heng. Com a voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e
explicando algumas coisas, e o rostinho do menino foi se aliviando... minutos depois ele estava novamente tranqüilo.
A enfermeira então explicou aos americanos: "Ele pensou que ia morrer; não
tinha entendido direito o que vocês disseram e estava achando que ia ter
que dar todo o seu sangue para a menina não morrer."
O médico se aproximou dele e com a ajuda da enfermeira perguntou:
- "Mas se era assim, porque então você se ofereceu a doar seu sangue?"
E o menino respondeu simplesmente:
- "Ela é minha amiga."

segunda-feira, 30 de março de 2009

GINCANA CEAT


Neste bimestre e até o dia 26 de setembro, estaremos envolvendo todos os alunos do colégio em uma gincana, com o objetivo de promover atividades desportivas, recreativas, artísticas, culturais, sociais e uma maior integração entre os alunos e comunidade.
Lançamento: 18 de março de 2009 .
Encerramento: dias 25 de setembro e 26 de setembro. Nestes dois dias a rotina escolar estará voltada para as atividades especiais da Gincana.
Estamos anexando o projeto e contamos com a participação de todos.


Da Comissão Organizadora
• A comissão organizadora será composta pelos professores e grupo administrativo do Colégio Adventista de Taguatinga.

Do Regulamento
Todos os Líderes de Equipe e demais alunos serão considerados conhecedores deste regulamento no que diz respeito aos seus direitos e deveres.

• Participantes: Todos os alunos regularmente matriculados no Colégio Adventista de Taguatinga - 2009.
• Inscrição: Todos os participantes deverão fazer suas inscrições com os líderes das equipes.
• Comissão: Uma comissão julgadora avaliará criteriosamente cada prova antecipada e simultânea de acordo com as pontuações estabelecidas observando a pontualidade na execução e entrega das provas antecipadas.
• Equipes: Todas as equipes devem apresentar-se uniformizadas – de acordo com a cor que a equipe escolher.
• Pontuação: A pontuação das provas antecipadas, provas simultâneas e provas desportivas encontram-se de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos para cada prova.
• Prova: As Provas de cunho Social serão desenvolvidas no decorrer de todo o período da gincana.
• Uniforme: O uniforme de identificação das equipes será obrigatório e valerá pontos.


Dos objetivos

• Valorizar o idoso para a comunidade onde o aluno está inserido.
• Conscientizar a comunidade quanto à importância do meio ambiente e Deus como criador.
• Despertar o compromisso social através de ajuda a famílias carentes da comunidade.
• Proporcionar integração entre os alunos e comunidade.
• Promover atividades desportivas, recreativas, artísticas e culturais.
Período
• Lançamento: 18 de março de 2009.
• Entrega dos nomes das equipes, cor escolhida e nomes dos Líderes das Equipes: 13 de março de 2009.
• Projeto Vida por Vidas: 03 a 07 de abril de 2009.
• Apresentação do grito de guerra e o modelo da camiseta: 09 de abril de 2009.
• Visita ao lar dos Idosos: 04 a 06 de maio de 2009.
• Entrega dos livros arrecadados: 14 de maio de 2009.
• Participação na semana do Meio Ambiente / Criacionismo: 03 a 05 de junho de 2009.
• Entrega dos Alimentos arrecadados: 22 de setembro de 2009 (até às 16h).
• Entrega das roupas arrecadadas: 22 de setembro de 2009 (até às 16h).
• Provas culturais e desportivas: 25 e 26 de setembro de 2009.
• Provas antecipadas: Datas conforme especificadas no item das provas antecipadas.


Da Divisão das Equipes

Equipe A Equipe B Equipe C Equipe D Equipe E
Turma 111 Turma 112 Turma 121 Turma 131 Turma 132
Turma Jrd. II- 1 Turma Jrd II- 2 Turma 1º A Turma Jrd I Turma Maternal
Turma 11 Turma 1º B Turma 31 Turma 21 Turma 22
Turma 41 Turma 12 Turma 52 Turma 42 Turma 32
Turma 81 Turma 51 Turma 71 Turma 62 Turma 61
Turma 72 Turma 82


Atribuições dos Professores Regentes e Conselheiros de cada turma:
• Cada professor conselheiro ou regente será o líder de sua turma organizando, motivando e dando suporte para que alcancem as metas propostas;
• Escolher junto com a sua turma os líderes que irão representar cada equipe;
• Encaminhar recursos por escrito.

Da Premiação
A premiação será distribuída da seguinte forma:
• Primeiro Lugar – Passeio com almoço.
• Segundo Lugar – Sorvetada.
• Terceiro Lugar – Sorvetada.

Da Pontuação

• Camiseta completa (Cor, nome da equipe e logotipo da escola): 300 pontos.
• Camiseta só com a cor e nome: 200 pontos.
• Camiseta só com a cor: 100 pontos.
• Provas Antecipadas: Observar pontuação estabelecida por prova.
• Provas Simultâneas: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos. Obs. Estas provas acontecerão no intervalo ou aula de Educação Física.
• Provas Desportivas: 1º Lugar 100 pontos, 2º lugar 80 pontos, 3º lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.
• Grito de guerra e modelo da camiseta: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.
• Tarefas surpresas: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.
• Provas de Conhecimentos Gerais: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.

Das Provas Antecipadas

1. Projeto Vida por Vidas: Cada equipe deverá apresentar o maior número de pessoas aptas a doarem sangue para o hemocentro. Cada equipe deverá fazer a inscrição dos seus doadores junto ao SOE (Prof.ª Maria José) até as 16h do dia 06 de abril.
Apresentação dos doadores na escola: 07 de abril de 2009.
Pontuação: Cada doador apresentado valerá 10 pontos. Serão acrescentados 50 pontos de bônus para a equipe que trouxer o maior número de doadores.

2. Visita ao Lar de Idosos: Cada equipe deverá organizar uma atividade para ser desenvolvida no lar de idosos no dia da visita (todas as equipes deverão definir as atividades junto com o SOE (Prof.ª Giselle) até o dia 24 de abril de 2009). OBS: Todos os alunos deverão estar uniformizados.
Visita: 04 a 06 de maio de 2009.
Pontuação: 100 pontos.

3. Projeto Cultural – Doação de Livros: Cada aluno deverá arrecadar livros paradidáticos e livros de pesquisa. Cada equipe deverá fazer a doação dos seus livros junto ao SOP (Professora Maria José).
Entrega: 14 de maio de 2008 (até às 16h).
Pontuação: 10 pontos por livro arrecadado.
Observação: Somente livros para pesquisas e paradidáticos.

4. Entrega de roupas: 22 de setembro de 2009 (até às 16h).
Alvo de cada Equipe: 1000 peças de roupas.
Pontuação: 05 pontos por peça arrecadada.
Observação: As peças de roupas devem estar em bom estado. Serão acrescentados 100 pontos para a equipe que conseguir atingir o alvo estipulado.


5. Campanha do Meio Ambiente / Criacionismo: Cada equipe deverá apresentar Faixas Cartazes despertando a conscientização sobre o Meio Ambiente / Semana Criacionista:
Entrega: 03 a 05 de junho de 2009.
Pontuação: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.
Participação na Passeata Meio Ambiente: 05 de junho 2009.
Pontuação: 100 pontos.

6. Projeto Social - Arrecadação de Cestas Básicas: Cada equipe deverá arrecadar cestas básicas para serem doadas a famílias carentes da comunidade.
Entrega: 22 de setembro de 2009 (até às 16h).
Alvo de cada Equipe: 50 cestas.
Pontuação: 50 pontos por cesta básica.
Observação:Serão acrescentados 500 pontos para a equipe que conseguir atingir o alvo estipulado.

7. Concurso de Bandeiras: Cada equipe deverá confeccionar uma bandeira que represente a sua equipe e apresentá-la no dia 25 de setembro de 2009.
Pontuação: 100 pontos.

8. Apresentação do Clipe: Cada equipe deverá apresentar um clipe mostrando o trabalho realizado no lar dos idosos.
Data : 21 de maio de 2009.
Pontuação: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos.
Entrega: Professor Leosmar de informática.

9. Ex-alunos. Cada equipe deverá apresentar o maior número de ex-alunos do CEAT. Este aluno deverá apresentar-se com uma roupa ou identificação da cor da equipe. A inscrição dos ex-alunos deverá ser feita com a apresentação do mesmo no dia 25 de setembro.
Apresentação dos ex-alunos: 26 de setembro de 2009.
Pontuação: Cada aluno apresentado valerá 05 pontos.

10. Bolo Artístico. Cada Equipe deverá trazer um bolo artístico. Este bolo deverá representar a equipe.
Será avaliado: beleza e criatividade.
Entrega: 26 de setembro de 2009.
Pontuação: 1º Lugar 100 pontos, 2º Lugar 80 pontos, 3º Lugar 50 pontos.
OBS: Serão acrescentados 50 pontos para a equipe que tiver o bolo arrematado pelo valor mais alto no leilão.


11. Equipe Amiga – Cada equipe deverá escolher uma das outras equipes e fazer uma surpresa na hora do intervalo. Pode ser uma música, uma mensagem etc. Algo criativo.
Apresentação: Até o dia 27 de agosto de 2008. (Marcar a data no SOE).
Pontuação: 50 pontos.


12. Prova Cultural - Cada equipe deverá apresentar de forma criativa a cultura relacionada ao tema da Gincana. Oriente Médio.
Data da Apresentação: 25 de setembro de 2009. (apresentação prévia para organização 27 de agosto e 17 de setembro).
Pontuação: 1º Lugar 200 pontos 2º Lugar 150 pontos, 3º Lugar 100 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.

13. Garoto e Garota CEAT. Cada equipe deverá escolher um casal que represente a equipe e concorra ao garoto e garota CEAT. Assim divididos:
01 casal da Educação Infantil a 4ª série, 01 casal do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e 01 casal do Ensino Médio. Estes deverão desfilar representando a Oriente Médio.
Caracterização da apresentação do desfile por equipe:
01 casal com traje típico;
01 casal com traje esporte fino;
01 casal com traje de gala.
Apresentação: 26 de setembro de 2009.
Itens avaliados e pontuação:
• Coreografia: 05 a 10 pontos;
• Desenvoltura: 05 a 10 pontos;
• Originalidade: 05 a 10 pontos;
• Música: 05 a 10 pontos;
• Roupa: 05 a 10 pontos.
Pontuação por casal: 1º Pontuação: 1º Lugar 200 pontos 2º Lugar 150 pontos, 3º Lugar 100 pontos, 4º Lugar 40, 5º Lugar 30 pontos.