![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlcx7XTfwkIriVN-5llyhRNXnZ-2FZOwOmZ2Hra5p55guGEsWdkdRcZU4rHG01sJt2H979nF6eto9Y_ZqLCJAmWUpXUAuj56eWNVOo2rDlGHtql9B7e8edWqWjmh-Res2iHYxyHggcVuBy/s320/ferias_03.jpg)
Origem do termo
O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.
PORTANTO GALERINHA BOM RECESSO AE ATÉ A VOLTA...A SAUDADE JA É GRANDE...BJOSSSSSSSSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário