domingo, 16 de agosto de 2009
Cálculo do Índice de Massa Corporal
Através do índice de massa corporal(IMC), pode-se estimar a adiposidade e conseqüentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal(obesa). A vantagem do uso do IMC é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não levar em conta o porte da pessoa entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros. O IMC também não pode distingüir as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo.
Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.
Utilize a calculadora abaixo para calcular seu IMC:
Tabela para Classificação - Adultos
IMC Classificação
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade
Percentual de Gordura:
O porcentual de gordura entre corredores homens e mulheres é diferente como também varia de modalidade esportiva para modalidade esportiva, praticada por ambos os sexos.
Vários fatores contribuem para a variação do porcentual de gordura em cada pessoa, como por exemplo o metabolismo de cada um, os níveis de gordura são depositados em quantidades variáveis nos órgão e nos tecidos.
Fatores genéticos também contribuem para alterações nos porcentuais de gordura. A cada período de aproximadamente 10 anos o ser humano tem o peso aumentado em 2 a 3 % nos homens e cerca de 10 a 15 % nas mulheres. Para quem é corredor de longas distancias especialmente, o nível de gordura ideal é de 3 a 6% nos homens e 6 a 10 % nas mulheres.
As medidas que determinam a gordura corporal são feitas analisando-se as dobras cutâneas, normalmente usa-se um compasso, um aparelho que chamamos de Skin-fold, este tipo de medida deve ser feita por especialista da área da atividade física Quando houver interesse em saber de seus porcentuais de gordura, consulte u médico esportivo, pois ele sem dúvida lhe dará as medidas exatas do seu estado físico no que tange a gorduras.
O termo gordura para quem pratica esporte é parecido como um palavrão, entretanto no afã de se conseguir clientela, principalmente academias e alguns personais disseminam a idéia da total eliminação delas, quando na verdade isto é uma propaganda enganosa, pois o organismo necessita de uma taxa de gordura como combustível.
Alguns treinadores de atletas de alta performance, entre os quais me incluo sugerem que antes de uma maratona por exemplo, seus atletas aumentem de peso cerca de 1 a 2 kg para que isto funcione como uma reserva técnica de energia. A gordura é necessária, distúrbios alimentares como anorexia, bulimia, levam a quadros graves de saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário