segunda-feira, 24 de agosto de 2009

STRESS E EXERCÍCIO


A ansiedade é vivida como uma antecipação de um período imaginário. Começa pela apreenção e nervosismo e à medida que o estressado se sente inseguro, passa a ter uma atitude de "verificação", ruminações, ritualizações, medo persistente e irracional, tensão motora e hiperatividade neurovegetativa.
Sendo um fenômeno emocional, envolve complexas estruturas cerebrais, implicando na manifestação de mecanismos bioquímicos envolvidos no processo do stress.
STRESS E EXERCÍCIO
A ação do exercício permite, em nível do sistema nervoso central, a liberação de endorfinas, que desempenham três ações importantes:
1. Anestésica;
2. Antidepressiva;
3. Ansiolítica.
O exercício permite também:
• Controle de Peso;
STRESS E VIDA SAUDÁVEL
A tensão motora manifesta-se por tiques, agitação e tremores. A tensão muscular manifesta-se por dores, câimbras e fadiga fácil. A hiperatividade neurovegetativa apresenta os seguintes sintomas: respiração curta e superficial, sufocação, palpitações cardíacas ou taquicardia, mãos frias e suadas, boca seca, vertigens, náuseas, diarréia, muitos gases expandindo a cavidade abdominal, rubores, calafrios, micções freqüentes, dificuldades de engolir, mudanças do tom de voz, etc.
A ansiedade é o sintoma predominante de um grupo de Melhoria geral de todos os sistemas, principalmente o cardiovascular, respiratório, músculo-esquelético e eliminação das toxinas e das excretas vésico-urinária e intestinal;
Redução do stress percebido em nível emocional; desordens que incluem as fobias (medo excessivo de um tipo particular de objetos, situações ou animais), desordens de pânico, desordens obsessivo-compulsivas e desordens de ansiedade generalizada.
O estressado ansioso apresenta intranqüilidade, sustos freqüentes aos ruídos comuns, tendência de "dar um branco" quando falando em público, com superiores ou em provas. Distúrbios do sono freqüente, medo de doença incurável (câncer, aids) e medo de estar ficando louco.
• Sensação de bem-estar e segurança;
• Aumento da auto-estima e controle emocional;
• Atitude mais favorável para com hábitos saudáveis (abandono do fumo, álcool, café e outras substâncias intoxicantes.

Diminua o Stress, Exercite-se!
Feliz Sábado!

Pr. Eduardo Reis Vianna

Nenhum comentário: