História
e principais regras do Futsal
O futebol
de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras
modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão
que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por
frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma
grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e
então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.
No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas
logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas
eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o
problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então
tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de
salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“.
Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi
inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo
professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de
“Indoor-foot-ball“.
Primeiras entidades oficiais:
Habib
Maphuz é um dos nomes que mais se destaca nos primórdios do futebol de salão.
Maphuz era professor da ACM de São Paulo e no início dos anos cinquenta
participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades
esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito
interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga de futebol
de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde
o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de
Salão.
Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de
Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a
primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente.
Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955
foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de
então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o
Brasil. Em 1956 as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana. Em 1957 a
catarinense e a norte-rio-grandense, em 1959a sergipana. Na década de 60 foram
fundadas as Federações de Pernambuco, do Distrito Federal, da Paraíba, enquanto
na década de 70 tiveram origem as federações acreana, a do Mato Grosso do Sul,
a goiana, a piauiense, a mato-grossense, e a maranhense. Nos anos 80 foram
fundadas as federações amazonense, a de Rondônia, a do Pará, a Alagoana, a do
Espírito Santo e a Amapaense. E, finalmente, na década de 90 vieram as mais
novas: Roraimense e a Tocantinense.
Regras
básicas do Futsal:
• QUADRA DE JOGO: A
quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros
e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros.
Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no
máximo e largura de 18 a 22 metros. Todas as linhas de marcação visíveis com oito
centímetros de largura.
• NÚMERO DE JOGADORES –
Cada equipe possui 5 jogadores, sendo um deles o Goleiro. Normalmente um equipe
é formada por um Goleiro, um Fixo, dois Alas e um Pivô.
• DURAÇÃO DE UMA
PARTIDA – Nas categorias adulta/profissional, sub 20 e sub 17 uma partida é
disputada em dois tempos de 20 minutos cronometrados, já na sub 15 é disputada
em dois tempos de 15 minutos.
• AS SUBSTITUIÇÕES: O
número de substituições no Futsal são ilimitadas.
• O TIRO DE SAÍDA, TIRO
LATERAL e TIRO de CANTO(ESCANTEIO): são cobrados obrigatoriamente com os pés e
o jogador terá 4 segundos para realizar a cobrança. Já o ARREMESSO DE META é
cobrado com as mãos, somente pelo Goleiro dentro da área de gol que também
deverá fazê-lo em 4 segundos.
• REGRA DOS 4 SEGUNDOS
– Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio da bola por mais
de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhuma ocasião;
• RECUO PARA O GOLEIRO
– É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la
com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente após
tocar em um adversário ou passar para a meia quadra de ataque. Estando o
Goleiro em sua meia quadra de ataque ele poderá receber a bola quantas fezes
for necessário sem limite de tempo;
• FALTAS – Cada equipe
poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da 5° falta a
equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado
no local da falta ou na marca de 10 metros.
• CARTÕES: Assim como
no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O Jogador
que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A
equipe que tiver um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador
ou até sofrer um gol, após um isso um outro jogador deve completar a equipe, o
jogador expulso não poderá mais retornar a partida.
• ARBITRAGEM: O jogo é dirigido por dois árbitros
assistidos por um anotador (mesário) e um cronometrista.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
PARA A PRÁTICA DO FUTSAL
No Futsal moderno os jogadores ocupam vários lugares
na quadra, jogam normalmente sem posição fixa. O importante é que o
atleta/aluno desempenhe a função determinada pelo treinador. Para isto devemos
treinar nosso atleta/aluno em todas as funções. Todas as funções e posições têm
suas características próprias e para isto devemos treiná-las especificamente.
Existem cinco funções no Futsal: Goleiro, Fixo, Ala Direita, Ala Esquerda e
Pivô.
FUNÇÃO DO GOLEIRO
Talvez seja o jogador mais importante da equipe,
deve coordenar a equipe, pois joga de frente para o adversário. Hoje também, o
goleiro têm que saber usar os pés como passador e ter bom chute. Lançar com as
mãos e reposição rápida com a bola é fundamental para o goleiro. Deve orientar
sua equipe o tempo todo, vibrando com a mesma. Deve saber os movimentos
táticos, principalmente os de saída de bola e dar cobertura ao sistema
defensivo. Atenção é primordial para esta posição.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Agilidade, flexibilidade,
equilíbrio, coordenação, impulsão, velocidade de reação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - Pegada, habilidade com as
mãos, queda e rolamento, reposição e lançamento com as mãos, passe, chute.
CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - Colocação, saída do gol,
entrosamento com a defesa, reposição rápida de bola, armação de jogadas com pé
e mão.
CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - Liderança, coragem, controle
emocional, atenção, concentração, tranqüilidade e iniciativa.
FUNÇÃO DO FIXO
Geralmente é o atleta encarregado de desarmar as
jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são
criadores de jogadas, com bom chute de longa distância. Deve ter grande senso
de distribuição de jogo e cobertura. O fixo deve ter bom sincronismo com os
alas e com o goleiro na marcação. O pivô adversário é quem marca o fixo, por
isto ele deve saber deslocar-se, para sair nas costas do adversário e criar
situações de vantagem no ataque. Antecipação é fundamental para ser um bom
fixo.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os fixos devem ter agilidade,
impulsão, força, coordenação e velocidade de reação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - Antecipação, marcação, chute,
passe, cabeceio e deslocamentos.
CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - Colocação,
entrosamento com o goleiro, noção de cobertura, domínio da antecipação, saber
usar o corpo e noção de ocupação de espaço.
CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - Coragem, controle emocional,
tranqüilidade, decisão, determinação e iniciativa.
FUNÇÃO DOS ALAS
São responsáveis pela armação das jogadas. Devem
deslocar-se constantemente, com ou sem bola. È importante ter na equipe sempre
um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em
posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado
direito). Os alas devem ser jogadores que utilizam bem os espaços vazios da
quadra, com grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber
marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controle de bola, dribles e
boa finalização são características importantes para os alas.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os alas devem ter: agilidade,
resistência aeróbia e anaeróbia, coordenação, força e velocidade.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - Drible, passe, deslocamentos,
condução, chute e marcação.
CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - Armação das jogadas,
coberturas, atacar e defender, boa finalização, criatividade e visão de jogo.
CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - Coragem, combatividade,
controle emocional, agressividade, determinação e iniciativa.
FUNÇÃO DOS PIVÔS
Quase sempre é o jogador que têm maior poder de
finalização, também como característica a proteção da bola de costas. È
importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para seus
companheiros. Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele o
primeiro combate. Existem pivôs de referência (mais parado na frente) e pivôs
de movimentação (deslocam-se pela quadra).
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os pivôs devem ter agilidade,
força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - Controle de bola, cabeceio,
drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e
antecipação.
CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - Colocação, criar espaços,
servir os companheiros, primeiro combate, movimentação e conclusão.
CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - Decisão, determinação,
coragem, personalidade e agressividade.
FUTSAL DE IMPROVISAÇÃO
É o futsal do produto da imaginação dos jogadores
que procuram resolver os problemas isolando-se e de acordo com a sua intuição,
com a intenção de que possuem suas próprias capacidades de execução,
busca resolver por conta própria ás dificuldades do jogo.
Em uma generalização audaciosa, veja as suas
características:
·
Agem
primeiro, pensam depois.
·
Perseguem
obcecadamente a bola, onde quer que ela se encontre.
·
Só passam
a bola ao companheiro quando “apertados” e às vezes, nem isso.
·
Aguardam
juntos das laterais ou no centro da quadra e só se movem depois de
receber a bola.
·
Correm,
por correr e sempre para os lados mais fáceis (para eles).
·
Passam
por passar, sem intenção de fazer um bom passe.
·
Chuta por
chutar e na maioria dos casos, sem condições, de canto da quadra e sem ângulo.
·
A única
noção de marcação é o quadrado que formam, quando perdem a bola, por habito
herdado.
O futsal
de improvisação comumente confundido pelo público não técnico em geral, com
aquele que é praticado por super atletas de técnica e que são exímios
jogadores, são rápidos, chutam com alcunhas pontaria certeiras, mesmo de ângulo
esquisitos, driblam meio mundo se lhe dão oportunidades.
FUTSAL TÁTICO / ORGANIZADO
Em quase tudo oposto à improvisação, é o aproveitamento
inteligente, organizado e sistemático de todos os movimentos e ação dos
jogadores de uma equipe com fim de neutralizar e superar os movimentos e ações
que o adversário execute.
São atletas que:
·
Pensam
primeiro e agem depois.
·
Perseguem
o adversário observando a intenção ofensiva e não só a bola.
·
Passam a
bola ao companheiro nas melhores circunstanciais.
·
Mantêm-se
em movimento, mesmo sem a bola.
·
Fazem
gira a bola com intenção declarada de criar uma jogada.
·
Chutar a
gol sempre com jogada ensaiada.
·
Possuem
todas as noções táticas que puderam estudar e praticar, quer defensiva, quer
ofensiva.
·
Não
formam quadrado por habito, mas sim as figuras mais adequadas às circunstanciam
do momento.
O futsal tático é o resultado de idéias
comuns, originadas pelos respectivos técnicos e que os jogadores aceitaram por
ser racional e que praticaram intensivamente para apurar a suas eficiências e
corrigi as deficiências.
O comportamento tático de uma equipe exige uma
ligação mental continua entre os jogadores que formam a equipe, para atingir o
mais alto grau de rendimento, obrigar obviamente a que, todos os movimentos e
ação que constituem as diversas jogadas táticas, sejam intensamente praticadas,
dentro da quadra, até se atingir a maior perfeição e sincronização.
Existem certos requisitos que os atletas têm, de
possuir de uma maneira dosada, a fim de poder praticar um bom futsal, é a técnica
individual que é o conjunto dos fundamentos do FUTSAL .
Sistema de jogo: É a
colocação dos jogadores em quadra com o objetivo de anular as manobras
ofensivas da equipe adversária (defender) e antecipar os sues
dispositivos jogadas ensaiadas(o ataque)do adversário. Tipos
formação sistema são: 2 X 2, 3X1, 1X1X2, e o 4X0. Tipos ação do sistema
são: macacão por zona. Marcação homem a homem (individual) e mista .
O padrão de jogo: O padrão de jogo em futsal significa movimentação
deslocamento, troca de posições de formar planejada, organizada e padronizada
que leve a equipe aos objetivos e confundir a marcação adversária, e por
conseqüência fazer finalização a gol.
O esquema de jogo: Síntese
da tática do jogo, ou seja, jogadas de ataque e defesa criadas e que são
aplicadas durante o jogo, como as movimentações de: cobrança de laterais,
escanteio, falta, saída e reinicio de jogo, as manobra ofensivas e defensivas e
o padrão de jogo.
SISTEMAS TÁTICOS DO
FUTSAL
Com a formação da equipe, seus aspectos iniciais,
competirá ao técnico e/ou treinador, idealizador de acordo com o material
humano de que dispõe, a forma tática no futsal que irá atuar em suas partidas,
inclusive contando com todas as alterações que poderão ocorrer mesmo durante o
transcorrer desta. A esquematização de jogo é fator preponderante em uma
equipe, pois sem esta atividade, não se terá uma equipe e sim um grupo de
elementos que estarão praticando um esporte sem um objetivo específico.
Os esquemas de jogo mais adotado pelas equipes
são: 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1. Estes esquemas são os comumente praticados durante o
desenvolver de uma partida, sendo que uma equipe varia constantemente tais
esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o
adversário.
Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, e o outro
desempenha a função de ala, recuando para ajudar a defesa sempre que
necessário.
O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser
feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.
Os
esquemas 3x1, 1x3, 1x2x1, são os mais empregados pelas equipes, pois apresentam
dupla objetividade podendo der usado tanto na parte OFENSIVA quanto na parte
DEFENSIVA.
Favorece
aos atletas uma maior mobilidade, criatividade e desenvolvimento de suas
características técnicas, dando uma movimentação maior no desenrolar da
partida. As posições de cada atleta são pré-determinadas durante os
treinamentos, onde cada qual, dentro de suas características, desenvolverá o
seu trabalho, mas nunca ficando restrito a um posicionamento fixo, cada esquema
destes, será aplicado conforme orientação do profissional responsável pela
equipe e principalmente de acordo com as características do adversário.
Esquema
tático no futsal 2 x 2:Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no
ataque.Um dos jogadores da defesa tem a função de fazer o papel de homem
fixo,enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa
adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.
Esquema tático
no futsal 3x1:
É um esquema mais defensivo, onde a equipe em determinados momentos da partida,
utilizará para evitar o crescimento do adversário e conseqüentemente à marcação
de gols por parte destes. Oferece, no entanto a possibilidade de um contra
ataque, valendo - se de um pivô habilidoso para surpreender o adversário.
Esquema tático
no futsal 1x3:
É o esquema utilizado com o objetivo de mudar o resultado de uma partida, onde
somente a vitória interessa, e neste caso, a equipe valendo-se de um bom fixo,
libera os demais, alas e pivô, para sob pressão objetivar a mudança de
resultado de acordo com o que importa para a equipe.
Esquema tático de futsal 1x2x1:
É o esquema utilizado em uma partida tranqüila, com o desenvolvimento normal
das jogadas, que propiciam o desenvolvimento do jogo e principalmente a
movimentação dos atletas, variando as jogadas e alternando-se nos
posicionamentos com o intuito de envolver o adversário.
Esquema tático
de futsal 2x1x1:
Relativamente
simples e de fácil aprendizagem, é constituído de dois jogadores na defesa,
sendo um de cada lado da quadra denominados de alas, um jogador no meio da
quadra e um quarto jogador denominado pivô, que se localiza avançado perto da
área adversária. Este sistema é bastante utilizado pelas equipes nas saídas de
bola no tiro de meta.
SISTEMA DE MARCAÇÃO NO
FUTSAL
Homem a Homem: Na marcação homem
a homem ou individual, o defensor marca individualmente o jogador que lhe
indicado acompanhando-o por toda a quadra.
Esse sistema pode ser dividido em marcação sob
pressão e meia pressão. Neste sistema marca-se o jogador, não a bola. A
marcação sob pressão exige que o marcador exerça o combate direto ao oponente
em qualquer setor da quadra, procurando evitar que o oponente receba a bola. E
entende-se por meia pressão o combate no setor de ataque somente sobre o
oponente que recebe ou que está de posse da bola, não sendo necessário o
combate sobre o jogador que está sem bola, ficando o responsável por este jogador
adversário mais retraído a fim de dar cobertura ao companheiro que efetua o
combate direto sobre aquele que está com a bola, além de guarnecer o setor
central da quadra. No setor defensivo a marcação é efetuada sob pressão.
Por Zona: O sistema de marcação por zona consiste em
atribuir a cada jogador da equipe uma zona definida de defesa com a incumbência
de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a bola, não o
jogador. Na marcação por zona o combate é exercido sobre o jogador contrário
mais diretamente quando ele penetra na zona confiada ao defensor, sem que, no
entanto, este seja obrigado a acompanhá-lo fora dela. O sistema de marcação por
zona é muito vantajoso, pois favorece a cobertura de defesa, tornando a
marcação altamente eficaz, além de ser muito propício aos contra-ataques toda
vez que a bola é tomada do adversário.
Mista:Como o próprio nome indica, é a
conjugação das duas marcações. Sua aplicação será de grande valia quando, tendo
o adversário um jogador muito habilidoso, se faça sobre ele a marcação
individual e nos outros a
marcação em zona.
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