quinta-feira, 21 de junho de 2012

P2- HANDEBOL








Histórico do handebol Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc. Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição. É por essa razão que chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunos estrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professor Schelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930. História do handebol no Brasil Apesar de muitas pessoas no Brasil ainda não conhecem o Handebol, este já tem vasta matéria a seu respeito, depois de sua introdução. Sabemos que há alguns anos atrás vários Estados começaram a prática de Handebol e, por isso, têm suas histórias. Neste ano (1999) o Handebol brasileiro, completou 50 anos no Estado de São Paulo, onde até 1973 foi a base e o domínio. Em 1978 aconteceu a crise e São Paulo perdeu a hegemonia, a liderança, que dominou longos e longos anos seguidos. Nesta época, sem ninguém esperar e para surpresa de muitos (para não dizer de todos) surgiu o Estado de Minas Gerais pela sua prática de Handebol. Aparecem após Rio de Janeiro, Brasília, os Estados do Paraná, Maranhão, etc., para constar o desenvolvimento de Handebol nestes referidos Estados. REGRAS: 1) Quais são as dimensões da quadra? 40x20m. 2) Qual a distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados? 3m. 3) É considerado gol quando a bola: Ultrapassar completamente a linha de gol. 4) Quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol, é cobrado: Tiro de 7m 5) Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque: Fora da linha dos 9m 6) As sanções disciplinares no jogo de handebol, são progressivas. Qual a ordem correta: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão. 7) Quantos passos posso dar, no máximo, com a bola na mão: 3 passos 8) Cite 4 casos onde é ordenado Tiro Livre: É ordenado Tiro Livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva. 9) Cite os casos em que o jogo é reiniciado com um Tiro de Árbitro e de onde ele é cobrado. Um tiro de Árbitro é ordenado quando: a) jogadores de duas equipes cometerem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra. b) a bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra. c) o jogo é interrompido sem que tenha acontecido qualquer infração e a bola não estar em poder de nenhuma equipe. d) o primeiro ou o segundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo é retomado por um tiro de árbitro executado do centro da quadra após o apito do árbitro. Sem apitar, o árbitro central lança a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo. Caso, o local fosse situado na área do goleiro ou nos 9m, o tiro é executado do local mais próximo fora da linha dos 9m. Neste tiro os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos a três metros do juiz. Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado de seu próprio gol. 10) Por quem é composta a equipe de arbitragem? A equipe é composta por dois árbitros assistidos por um secretário (que é o marcador dos gols, faltas,etc.) e por um cronometrista. 11) Quando é ordenado um tiro de meta? O Tiro de Meta é ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora. 12) Como deve ser cobrado um Tiro de Lateral? Na execução deste tiro, uma parte do pé do executor deve estar em contato permanente com o solo. É permitido levantar o outro pé e recolocá-lo no solo diversas vezes. Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário. Sistema defensivo 6x0 O Sistema Defensivo 6x0 significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para barreira junto com o time. Sistema defensivo 5x1 O Sistema 5x1 consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Bico, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra sua baliza. Sistema defensivo 1x2 O Sistema 1 x 2 traz 4 jogadores na primeira linha e dois na segunda linha, sendo pouco usado por dar bastante mobilidade para os pivôs e ponteiros. Sistema defensivo 3x2x1 Se encontram três jogadores na primeira linha, dois na segunda e um na terceira linha, bastante adiantado. Facilita e agiliza a ligação para contra-ataque. Sistema defensivo 5+1 São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário. Sistema defensivo 4x2 São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual. Ataque Atacando com 1 pivô A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar é representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo. Atacando com 2 pivôs Atacar com dois pivôs é arriscado, por isso recomendamos essa tática apenas para equipas um bom nível de conhecimento no andebol e esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, geralmente contra equipas inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de passe tornam-se mais difíceis mais a defesa adversária fica mais presa. Um dos recursos utilizados para atrapalhar esse esquema é sistema defensivo 5x1, mas, isso deixa a defesa mais vulnerável, porém as possibilidades de intervir na linha de passe e surgir um contra ataque fatal são muito grandes. O segundo pivô também limita a atuação do jogador adiantado, podendo ser uma boa opção de passe, desta maneira o esquema "pode" também quebrar defesas 5x1 (também se deve ser realizado por equipas experientes). No sistema defensivo 6x0 podem utilizar dois pivôs, apenas quando as jogadas não estão surgindo na linha de passe e quando exista uma certa dificuldade na penetração, por isso a defesa deve se manter de 4 na quadra. Como se pode ver, o ataque com 2 pivôs é muito complexo por isso não é muito recomendável, principalmente para equipas inexperientes. Exige-se muito treino, atenção e habilidade dos jogadores, mas é uma boa opção em situações em que a equipa não possua um bom desempenho com apenas 1 pivô ou com dificuldades de arremessos de fora ( jogadas de suspensão ou por cima das da defesa) são interceptadas pela defesa adversária. Existem várias maneiras de posicionar-se no ataque, dependerá sempre do andamento da partida. As táticas apresentadas acima são as mais utilizadas e comuns no andebol actual. Como existem adversários e sistemas defensivos diferentes a figura do treinador é importantíssima nesse momento. Regras Campo A quadra deve ser retangular, com comprimento de 38 a 44 metros e uma largura de 18 a 22 metros. A baliza terá largura interior de 3m e altura de 2m. A bola Terá que ser de couro, de cor única. A duração de cada tempo "neste caso sao doas" é de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe é composta de 6 jogadores de campo e um guarda-redes O gandula tem que ficar abaixado atras do gol do goleiro para ver melhor a bola, o bandeirinha tem de ver se o jogador não está em impedimento e o juiz fica sempre andando e nunca pode parar. Manejo de bola É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 5 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido. Comportamento com o adversário Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É PROIBIDO arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos. Área do gol Somente o guarda redes pode permanecer na área de golo. O adversário que entre nessa área é punido com um tiro livre. Os jogadores que invadirem as áreas de golo, depois de ter lançado a bola, é sujeito a uma punição. Lance lateral O lance lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo fazer o gol, mas pode passar para o goleiro. Tiro de meta O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol. Lance de escanteio O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral. Tiro Livre É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva. Lance de 7m Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário. Tiro de Árbitro O tiro de árbitro é marcado quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras. Os árbitros O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.
No Handebol, existem 5 posições básicas: Goleiro, Armador (central), Meias (alas), Pontas e Pivôs.

1- Goleiros: nº- 1 jogador por equipe
função defensiva: impedir que os jogadores do time adversário faça o gol. São os unicos jogadores que podem tocar com o pé na bola, mas só dentro da área. 
função ofensiva: raramente, o goleiro avança, mas se o faz, tem que definir rápido a jogada, arremessando ou tocando a bola
características: normalmente, são os mais altos do time

2- Armador: nº - 1 jogador por equipe
função defensiva (4): na maior parte dos sistemas defensivos, o armador é o/um dos jogadores que ficam adiantados da primeira linha de marcação(que fica na linha da área) e tem como principal função defender o meio, às vezes interceptando passes, mas, na maior parte das vezes, parando o ataque adversário. A exceção fica por conta do sistema 6-0, no qual o armador e o pivô ficam no centro da única linha de defesa, e normalmente tem a função de marcar o pivô adversário e os meias que atacam pelo centro, além, claro, de interceptar os passes.
função ofensiva: o armador é o jogador que joga mais centralizado, é o responsável pela armação das jogadas, quase todas as bolas ofensivas passam por ele, que pode também ir para cima, engajar (trocar de posição) com os meias e fazer as jogadas ofensivas.
características: não precisam ser jogadores mais fortes ou altos, mas as vezes precisam ser rápidos para puxar os contra-ataques.

3- Meias: nº- 2 por equipe, esquerda e direita
função defensiva: Os meias tem funções defensivas distintas, dependendo do esquema defensivo que usar. Existem esquemas defensivos nos quais os meias jogam avançados, junto com os armadores, e tem mais ou menos a mesma função deles, de impedir os ataques. A diferença é que, se eles jogam assim, eles também terão o dever de proteger os ataques laterais, tentando deixar o menos trabalho possível para os pontas. Mas, na maioria dos esquemas defensivos, os dois meias jogam recuados, na primeira linha defensiva, e tem a função de bloquear arremessos e de, principalmente, parar os ataques adversários. Dependendo do posicionamento do pivô adversário, também terão que marcar o pivô, mas isso só se ele se fixar entre os jogadores 2 e 3. Também existe a possibilidade de jogar apenas um meia adiantado, fazendo a função do armador junto com este. 
função ofensiva: os meias são os responsáveis pela maioria dos ataques. Eles partem para cima do adversário, buscando espaços ou a liberação de um ponta ou de um pivô. Podem arremessar de longe também, o que às vezes se torna um gol.
características: normalmente, são os jogadores mais habilidosos do time, os que conseguem fintar mais fácil

4- Pontas - nº: 2 por equipe, esquerda e direita
função defensiva: os pontas cumprem o papel, exclusivamente, de marcar os pontas adversários e de ajudar na marcação dos meias adversários. São os jogadores que mais de abrem, sempre na primeira linha defensiva. Nota: a ajuda dos pontas e de qualquer posição dever ser sempre exercidas com falta, pois de outra maneira, deixaram livre os marcadores que deveriam marcar originalmente.
função ofensiva: os pontas jogam quase no escanteio, e tem a função de atrair a marcação mas, principalmente, se projetar para receber a bola, ganhar espaço e arremessar o mais próximo o possível do meio. Os pontas também podem cair de pivô, ou seja, se tornarem um segundo pivô para o ataque.
características: os pontas direitas normalmente são canhotos e os esquerda, destros, para ganharem mais espaço na hora do arremesso. Quem escreve é um ponta direita destro, mas normalmente isso é melhor. Também devem ser rápidos, para se projetarem no contra ataque. 

5- Pivô - nº: 1 por equipe
função defensiva: os pivôs tem como função defensiva principal a marcação do pivô adversário, a menos que este esteja no intervalo dos jogadores 2 e 3. Nessa situação, o pivô deve marcar o meia correspondente ao companheiro que teve que ir marcar o pivô. Além disso, tem que paras o central, se esse se desvincular da marcação do armador.
função ofensiva: o pivô se posiciona entre a defesa adversária, e tenta sempre se desvincular desta e buscar um espaço para receber a bola, girar e arremessar. É, junto com os meias, a maior fonte de gols de um time.
características: alto e forte são características que um pivô não pode deixar de ter.


PS1: Os pivôs são chamados de 1 na defesa, os meias de 2 e os pontas de 3
PS2: existem sistemas defensivos mais complexos, como o 3-2-1, ou 1-5, ou até 5+1, mas que não merecem uma explicação detalhada no momento


FUNDAMENTOS:
Recepção – O Jogador recebe, amortece e retém a bola de forma adequada.
• Passe – O Jogador envia e dirigi a bola para o seu companheiro de forma correta.
  • Arremesso – Jogar a bola com força em direção ao gol adversário para dificultar a ação do goleiro e assim marcando o gol.
• Progressão – O jogador movimenta de um lado para outro dentro da quadra, claro que obedecendo às regras do jogo.
• Drible – O Jogador bate a bola no chão uma ou mais vezes, sem perder o controle para reter a bola e a situação do jogo.
• Finta – O Jogador com a bola nas mãos tenta desviar a atenção do seu adversário na intenção de causar o desequilíbrio e desorganizar a defesa.

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